Dirceu acusa Globo de fazer campanha para Serra

Terra

O ex-ministro da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e réu no julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF), José Dirceu, criticou em seu blog nesta quinta-feira a Rede Globo por ter divulgado os resultados da pesquisa Ibope, na última quarta-feira, apenas no jornal local da capital, o SPTV, e não no Jornal Nacional. Segundo Dirceu, o ato favorece José Serra (PSDB), que aparece atrás de Haddad, segundo o instituto.

Segundo Dirceu, a emissora teria relações com o PSDB e busca vedar o avanço do petista e a queda do tucano nas pesquisas em São Paulo. De acordo com o ex-ministro, a ação configura “uma daquelas manobrinhas ridículas da cúpula da Globo” e merece ser avaliada pelo STF, tribunal que o considerou culpado pelo crime de corrupção ativa no caso do mensalão.

“Ao não noticiar a pesquisa que mostra seu candidato o tucano José Serra com 33% das intenções de votos eFernando Haddad com 49% a TV Globo viola abertamente a Constituição e impõe censura a uma noticia publica que ela mesmo contratou e que veicula, em horário nobre no JN, desde o início da campanha eleitoral desse ano. Menos ontem”, escreveu Dirceu.

Para José Dirceu, além de violar a Constituição, a emissora estaria fazendo campanha para Serra.

“Ao não noticiar a pesquisa IBOPE ontem, a despeito da importância política e econômica dessa eleição de São Paulo e de sua dimensão nacional, o JN dá provas de que está, na prática, fazendo campanha para o Serra. A ponto de não noticiar pesquisa que a própria Rede Globo contratou.”

Procurada, a Globo afirmou que nas eleições municipais as pesquisas são normalmente apresentadas no telejornais locais por conta do grande número de cidades, o que tornaria inviável a apresentação em apenas um jornal. “É assim em toda eleição, e todos os que já foram presidente de partido sabem disso”, declarou a emissora

Confira abaixo, na íntegra, a nota da emissora.

Em toda eleição para prefeito e governador, as pesquisas são divulgadas exclusivamente nos telejornais locais. A lógica é simples: são tantas, que ocupariam todo o Jornal Nacional. O Jornal Nacional só divulga as pesquisas da véspera da eleição, no sábado. E mesmo assim, dos principais estados e das principais cidades. É assim em toda eleição, e todos os que já foram presidente de partido sabem disso.

Central Globo de Comunicacão.

.