Ícone do site Repórter Nordeste

Dilma promete Plano Nacional de Mobilidade Urbana e 100% dos royalties para educação

Após três dias de silêncio sobre a onda de manifestações que atingiu várias cidades do País, a presidente Dilma Rousseff se dirigiu direto à nação, por meio da cadeia de rádio e televisão para propor respostas às principais queixas das pessoas. A mensagem de Dilma, de cerca de 10 minutos, foi transmitida para todo o Brasil. Na gravação, a presidente anunciou um plano para o País. “O foco será a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo, a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação e trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento no Sistema Único de Saúde”, disse.

“Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do País para um grande pacto em torno a melhoria dos serviços públicas”, prometeu a presidente.

Dilma também afirmou que os protestos “mostram a força da nossa democracia e o dever da juventude de fazer o País avançar”, mas que “a violência põe a perder muitas coisas”.

Dilma disse que a mudança só pode ser atingida a partir da democracia: “só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia”. “Essa violência, provocada por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento democrático”, afirmou ela. “Asseguro a vocês: vamos manter a ordem”, disse .

Dilma estava em silêncio havia quase dois dias e vinha sendo cobrada por parte dos manifestantes. A decisão de se reportar diretamente ao povo vinha sendo estudada desde ontem e foi assunto de reunião ministerial que tomou toda a manhã.

Fonte: Terra

Sair da versão mobile