Dica é visitar museus em Maceió

Do interior ao litoral, museus contam um pouco da história de Alagoas
Secom/Maceió
A cidade de Maceió conta com vários museus  que contam um pouco da sua história. Os espaços são excelentes opções  para maceioenses e turistas que querem saber mais sobre a capital  alagoana.
Na praia da Pajuçara, famosa pelas  piscinas naturais, encontramos o Memorial Teotônio Vilela. Lá é possível visualizar um painel fotográfico sobre a vida e a obra do senador  alagoano.
No bairro do Trapiche, o Estádio Rei  Pelé, além das tradicionais partidas de futebol, reserva o espaço ao  Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Cruz, Dida. O nome do museu é uma homenagem ao alagoano que jogou na seleção brasileira de 1958.
O museu é simples e nasceu da paixão de Lauthenay Perdigão, que doou seu  acervo histórico voltado à pesquisa e ao estudo, como jornais datados do ano de 1920, além de fitas de vídeo, gravações de áudio, fotografias,  troféus, entre outros objetos, que guardam a memória dos esportes do  Estado e do Brasil.
A Casa Jorge de Lima é uma  iniciativa da Academia Alagoana de Letras (AAL). Inaugurada em 15 de  dezembro de 2008, o espaço abriga parte da obra e a história do ilustre  poeta nascido no município de União dos Palmares. No primeiro andar, o  “Mundo de Jorge de Lima” conta a vida do escritor de forma detalhada e  em linha cronológica, com fotos. É possível ver, ainda, a reprodução de  pinturas do alagoano. A Academia Alagoana de Letras adquiriu um dos seus quadros, com a figura de São Jorge.
No litoral norte de Maceió, na praia de Garça Torta, a Casa da Arte do Ponto de  Cultura Poleiro dos Anjos é um espaço para jovens da comunidade ter  acesso à arte e à cultura, além de expor suas criações em pinturas,  fotografias, vídeo e esculturas. Sua arquitetura é de uma típica casa de pescador transformada em arte.
A capital  alagoana também conta com o Museu da Imagem e do Som, Museu de História  Natural e Ecomuseu Comunitário Graciliano Ramos é uma Graça, que  atualmente estão em reforma.
Antes ou depois de curtir o sol e mar de Maceió, a dica é navegar pela cultura através de museus e memoriais.

.