Desmatamento cresce na Amazônia; área corresponde ao tamanho de João Pessoa (PB)

Em maior marca para o mês de fevereiro da série histórica iniciada em 2015, desmatamento chega a 291 km2 na Amazônia Legal em 2023, diz Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número corresponde ao tamanho da cidade de João Pessoa (PB).

Os dados divulgados pelo Inpe nesta sexta-feira (03) destacam maiores desmates no estado do Mato Grosso (145 km2), Pará (45 km2), Amazonas (42 km2) e Roraima (31 km2).

O total de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) compõe o território da Amazônia Legal, que representa 59% do território brasileiro.

Em janeiro foi divulgada a queda de 61% nos alertas de desmatamento na região em relação ao mesmo período no último ano. Contudo é preciso cautela na interpretação dos dados deste pois a ocorrência de nuvens pode ter alterado os resultados.

“É urgente implementar ações concretas para zerar o desmatamento, como por exemplo incentivar a reabilitação em áreas degradadas, criar novas unidades de conservação e delimitar as terras indígenas ou qualquer outra ação que visa o desmatamento zero”, alerta Daniel Silva, especialista em Conservação do WWF-Brasil.

*Com Agências

.