Ícone do site Repórter Nordeste

Desabrigados das enchentes recebem casas sem água, luz, portas e janelas

Casas foram entregues pelo governador e vice. Foto: Agência Alagoas

Odilon Rios
reporternordeste.com.br

Um ano e seis meses após as enchentes que deixaram mais de 17 mil pessoas desabrigadas em Alagoas, o Governo entregou as primeiras 531 casas nas cidades de União dos Palmares e São José da Laje.

Muitas casas estão sem torneiras, pias, chuveiros, energia elétrica. Em algumas falta tudo, até os rebocos das paredes, as portas, as janelas e todo o sistema elétrico. E a pista que dá acesso as habitações é de barro.

“A gente vai ficar abastecendo aqui com carro pipa até o sistema de água ficar pronto”, disse o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman.

Os moradores recebiam as chaves das casas das mãos do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e do vice, José Thomáz Nonô (DEM)- sem inspecioná-las. A Caixa Econômica Federal diz que a entrega é simbólica. Após assinatura do contrato é que os moradores poderão inspecionar as moradias.

“As casas não estão inteiramente prontas, algumas ações de infraestrutura estão faltando. Mas, houve uma decisão das lideranças ds moradores, do Governo do Estado, dos prefeitos e do Ministério Público de que era importante essa entrega antes do natal, mesmo faltando essa infraestrutura que está sendo providenciada”, disse o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Segundo o Governo, serão entregues, esta semana, 1.479 casas.

As obras da reconstrução das 19 cidades atingidas pelas cheias do ano passado receberam quase R$ 1 bilhão, só em Alagoas. O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar a inclusão de desabrigados fantasmas para receberem casas na cidade de Ibateguara.

Tudo sobre a Reconstrução

Sair da versão mobile