Ícone do site Repórter Nordeste

Derrota para rival direto Coritiba deixa Palmeiras ainda mais perto da degola

Há várias semanas o Palmeiras já tinha noção de que o confronto diante do Coritiba, em Araraquara, seria a partida mais importante na luta para não voltar à Série B. Assim como ocorreu na Copa do Brasil, em que o Verdão se sagrou campeão contra o mesmo Coxa, o embate da noite desta quinta-feira teve caráter de decisão. No entanto, às avessas.
O resultado não poderia ser mais amargo. A derrota por 1 a 0 no finzinho, com gol de pênalti anotado pelo ex-flamenguista Deivid, congelou

o Palmeiras na 18ª posição, com 26 pontos. Assim, a equipe de Palestra Itália está nove atrás de Coritiba, Bahia e Flamengo, primeiros clubes acima da região da degola. Ou seja, o Alviverde precisará do equivalente a três vitóirias a mais do que um destes rivais para permanecer na elite do futebol nacional em 2013.

Na próxima rodada, o Coritiba faz novo duelo direto, desta vez com o Bahia, no Couto Pereira. Já o Verdão tem a duríssima missão de derrotar o Náutico nos Aflitos. O clube pernambucano somou até o momento 30 de seus 37 pontos em casa, deixando para trás times do porte de São Paulo e Corinthians, arquirrivais do Palmeiras.

A história da partida desta noite em Araraquara foi baseada na busca sem nenhuma criatividade do Palmeiras por pelo menos um gol. Frente a isto, estava um Coxa obstinado a destruir e, se possível, manter o 0 a 0 para segurar a já preciosa diferença de seis pontos para o concorrente.

Em meio ao nervosismo crescente dos palmeirenses ao longo da partida, o Coritiba se viu naturalmente com mais espaços. As chances de gol acabaram aparecendo para os paranaenses na reta final do segundo tempo. Deivid chegou a anotar um gol legítimo de cabeça, incorretamente anulado pelo árbitro da partida.

Aos 43 minutos, porém, teve a chance de redimir o erro. Em cobrança de pênalti, ainda olhou com sangue frio a queda do goleiro Bruno antes de bater no canto oposto. Marcos Assunção ainda pôde cobrar falta da entrada da área aos 46 minutos, mas bateu por cima da meta de Vanderlei.

O destino do Palmeiras, que pouco chutou bolas ao gol do Coxa (com rara exceção do gol de Obina em posição de impedimento, no segundo tempo), já estava escrito. O técnico Gilson Kleina deixa Araraquara consciente de que a equipe precisa de pelo menos seis vitórias nos últimos nove jogos do Brasileirão caso ainda queira disputar a Série A do Brasileirão em 2013.

As informações são da Jovem Pan

Sair da versão mobile