Deputado novaiorquino é acusado de corrupção

O deputado do estado de Nova York Eric Stevenson foi detido nesta quinta-feira sob a acusação de receber dinheiro para atuar a favor de um grupo de empresários, anunciou a procuradoria federal.

Stevenson, membro democrata da Assembleia estadual, recebeu, segundo a acusação, mais de US$ 22 mil para elaborar uma medida legislativa que declarou uma moratória na construção de centros de atendimento a idosos no bairro do Bronx, da qual estavam isentos aqueles que pertenciam ao grupo de empresários, que puderam, assim, estabelecer uma espécie de monopólio no local.

Outro deputado, não identificado, renunciou ao cargo e cooperou com a investigação em troca que da retirada das acusações contra ele, disse o promotor federal do distrito sul de Nova York, Preet Bharara, por meio de um comunicado.

É a segunda vez, em dois dias, que um deputado do estado de Nova York é acusado formalmente pelas autoridades federais.

Na última terça-feira, o senador estadual Malcolm Smith (democrata), o vereador nova-iorquino Daniel Halloran (republicano), vários líderes do Partido Republicano nos bairros do Queens e do Bronx, assim como a prefeita de Spring Valley e seu adjunto, foram detidos e acusados formalmente.

Smith, do Partido Democrata, foi acusado de subornar o vereador Halloran, o presidente do Partido Republicano do Bronx, Joseph Savino, e o vice-presidente do partido no Queens, Vincent Tabone, para que apoiassem sua candidatura à Prefeitura de Nova York nas eleições municipais de novembro.

Nos últimos anos, vários membros da Assembleia e do Senado de Nova York, assim como governantes municipais, foram acusados ou condenados por diversos tipos de crimes, muitos deles relacionados com a corrupção e o abuso de poder.

As informações da Terra

.