BLOG

Democracia em crise compara projetos de Lula e Bolsonaro

lula_bolsonaro

A crise das democracias no mundo e a espera do eleitor por salvadores da pátria podem ajudar a explicar o crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas para a disputa presidencial de 2018.

Michel Temer é tratado como presidente ilegítimo; e o PSDB não tem um nome forte nas urnas para enfrentar Lula ou Marina Silva, por exemplo, no 2º turno.

Há grandes diferenças nos projetos de poder de Lula e Bolsonaro. O que pode significar que a democracia não consegue a adesão do brasileiro- por isso, o voto vai a quem teve dois governos com ampla aprovação popular (Lula) ou discursos de retorno ao passado, via ditadura militar (Bolsonaro).

Mesmo que não chegue ao segundo turno, Bolsonaro está nas mesas das negociações políticas com todos os candidatos. Vai ser alvo do PT e do PSDB. Agregando votos.

Uma imagem povoa as cabeças do mundo político: João Dória, prefeito de São Paulo, com discursos “descolados” e decisões conservadoras e minúsculas. Principal debate em São Paulo não é a qualidade dos serviços públicos, do transporte, o dia a dia do cidadão.

Mas, se artistas das ruas são criminosos.

Eis o tamanho da classe política brasileira, na maior cidade do Brasil.

Caminhos sendo construídos para 2018.

SOBRE O AUTOR

..