Defesa Social vai implantar bonificação para cumprimento de metas

Dário Cesar explicou que a proposta segue o mesmo modelo do projeto adotado pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, que iniciaram a implantação das Regiões e Áreas Integradas desde 2007

Agência Alagoas

Com a implantação do projeto das Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública, a Secretaria da Defesa Social pretende instituir também o pagamento de bonificação para policiais civis e militares que conseguirem atingir metas na redução da criminalidade em todo o Estado. A proposta foi apresentada pelo secretário Dário Cesar, durante reunião de acompanhamento do projeto.

“O projeto das regiões e áreas integradas é o caminho natural para termos uma gestão de resultados na segurança pública”, disse o secretário ao abrir a reunião, que contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, e do secretário adjunto da Defesa Social, delegado Paulo Cerqueira.

Dário Cesar explicou que a proposta segue o mesmo modelo do projeto adotado pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, que iniciaram a implantação das Regiões e Áreas Integradas desde 2007. “Com o pagamento de bonificação, a exemplo do que está sendo feito na apreensão de armas e drogas, teremos melhores resultados no combate à criminalidade em cada região”, afirmou.

O secretário voltou a defender a integração de todos os órgãos policiais para proporcionar à sociedade uma melhor gestão na segurança pública, visando principalmente à redução do número de homicídios em todo o Estado. “O projeto de áreas territoriais comuns irá necessitar do envolvimento de todas as instituições policiais, seja de forma voluntária ou por imposição da gestão pública”, ressaltou.

Como principais estratégias, estão a implementação de ações coordenadas de combate à criminalidade com ênfase na prevenção nos locais mais críticos e junto a populações vulneráveis. Na área da Polícia Judiciária, o projeto estabelece como uma das metas a conclusão de inquéritos policiais sobre crimes violentos letais intencionais no prazo de até 90 dias, após a ocorrência.

Aprovado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, a iniciativa da Defesa Social divide o território alagoano em quatro regiões integradas e 25 áreas, sendo oito delas localizadas na capital. Semanalmente, gestores da Seds se reúnem com comandantes de áreas e delegados para acompanhamento do projeto, que deverá ser implantado ainda este ano.

.