Defesa Civil na capital tem cronograma de obras

Em 2013, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) executou diversas ações. Obras de caráter emergencial para a contenção de barreiras em áreas de risco, instalação de pluviômetros e limpeza de galerias estão entre as atividades executadas pelo órgão. Para 2014, a Comdec irá continuar com medidas para evitar que as comunidades desses locais sofram com a chegada do inverno. Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Coordenadoria intensifica os serviços durante o verão.

Segundo Dinário Lemos, coordenador municipal de Defesa Civil, a conduta atende às recomendações do prefeito Rui Palmeira. “A característica da atual gestão é cobrar que as ações sejam realizadas o mais rápido possível para melhorar a qualidade de vida da comunidade. E estamos fazendo isso”, disse Lemos.

Ainda segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, o órgão se encontrava em uma situação difícil pelo baixo contingente de técnicos. Para compensar essa falha, estagiários foram solicitados, além do trabalho realizado em parceria com superintendências e secretarias.

Obras de contenção no Mutange. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

Obras de contenção no Mutange. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

“Entregamos a proposta de uma reforma administrativa para trazer mais técnicos para a Coordenação. Mas, mesmo com a necessidade de aumentar o pessoal, registramos um saldo positivo”, analisou Lemos.

Alerta constante

A Defesa Civil Municipal está em constante estado de atenção para evitar acidentes nas 574 áreas de risco de Maceió. O alerta é acionado a partir de dados do monitoramento dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da capital alagoana, a exemplo do bairro do Mutange e do complexo residencial Benedito Bentes. Maceió foi contemplada com 12 equipamentos digitais.

“Sabendo quanto choveu em um determinado local, podemos saber que medidas tomar. Esse equipamento possui um chip que repassa todas as informações para a Sala de Monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, que nos repassará os dados”, explicou o coordenador da Comdec.

De acordo com Lemos, ainda há muito a fazer. “Havia muito tempo que a manutenção das escadarias, galerias e áreas de risco não era feita”, ressaltou. Um novo projeto, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), está sendo moldado para 2014. O objetivo é fazer a poda de árvores e a limpeza de galerias nas principais áreas de risco da cidade.

A Defesa Civil de Maceió também oferece um canal aberto à comunidade, que pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 3315-1433 e 3221-2289.

Mutange

No início de dezembro, o prefeito Rui Palmeira visitou as obras de contenção no bairro do Mutange. Acompanhado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Rui percorreu as localidades onde estão sendo executados serviços de drenagem, contenção de encostas e construção e recuperação de escadarias.

“Essas obras são muito importantes, pois vão dar mais segurança para as pessoas que vivem na comunidade. O trabalho realizado no Mutange é tão importante quanto outras obras na cidade. A população merece esse trabalho para estar mais tranquila durante o inverno”, destacou o prefeito.

As obras beneficiaram a Gruta do Padre, a Borracheira e outras localidades no Mutange, atingidas por fortes chuvas no inverno

Outras localidades

Serviços de prevenção para conter o deslizamento de barreiras foram finalizados no bairro de Fernão Velho e nas comunidades da Grota do Aterro e Pau D’Arco. Nos locais, a Comdec acompanha e orienta a execução dos serviços das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

No mês setembro, em Fernão Velho, as intercessões foram efetuadas em vias. Na Grota do Pau D’Arco, no bairro do Jacintinho, foi concluído o procedimento de contenção barreiras com rip rap, técnica que utiliza sacos com solo-cimento na proporção de uma parte de cimento para 15 partes de solo arenoso. A mesma técnica de manutenção foi feita na Grota do Aterro, no bairro do Ouro Preto.

Em agosto, o prefeito Rui Palmeira vistoriou a região e garantiu a colocação de um pontilhão feito com chapas de ferro. A população já recebeu a obra e consegue transitar entre os dois lados, sem precisar contornar a região para atravessar a comunidade.

Fonte: Secom Maceió

.