BLOG

Defensoria e TJ debatem abusos dos planos de saúde

Uma audiência pública realizada pelo Tribunal de Justiça na última sexta-feira, 20 de setembro, buscou soluções para o grande volume de demandas judiciais relacionadas aos planos de saúde.

Maiores problemas: a negativa dos planos em realizar atendimentos; preços altos e aumentos inesperados e; problemas não resolvidos entre o consumidor e o plano.

Há também excesso de burocracia na marcação de exames ou atendimentos.

O debate entre o TJ e a Defensoria Pública Estadual realizado na última sexta-feira não é de um problema exclusivo de Alagoas.

Em agosto do ano passado, a quantidade de reclamações registradas pela Agência Nacional de Saúde representou a terceira maior da série histórica.

Ainda de acordo com a ANS, “as reclamações de usuários de planos de saúde chegaram a 31.316 em agosto deste ano, um recuo de 10,45% ante as 34.970 reclamações registradas em julho deste ano”.

A pressão chegou ao Congresso. E os deputados federais acionaram o STF porque o presidente da Câmara Arthur Lira se recusa a autorizar a abertura de uma CPI para investigar os abusos dos planos de saúde.

Por outro lado, Lira defende que já houve outras comissões de inquérito que investigaram na Câmara a atuação dos planos.

Reclamações
Para reclamar de um plano de saúde, é possível: 
  • Entrar em contato com o Disque ANS, pelo telefone 0800 701 9656, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas (exceto feriados);
  • Acessar a Central de Atendimento ao Consumidor da ANS, no site www.ans.gov.br, 24 horas por dia;
  • Reclamar presencialmente, conforme os endereços das agências.
  • Se o contato direto não resolver o problema, é possível procurar os órgãos de defesa do consumidor ou, em último caso, a Justiça. 
SOBRE O AUTOR

..