Uma audiência pública realizada pelo Tribunal de Justiça na última sexta-feira, 20 de setembro, buscou soluções para o grande volume de demandas judiciais relacionadas aos planos de saúde.
Maiores problemas: a negativa dos planos em realizar atendimentos; preços altos e aumentos inesperados e; problemas não resolvidos entre o consumidor e o plano.
Há também excesso de burocracia na marcação de exames ou atendimentos.
O debate entre o TJ e a Defensoria Pública Estadual realizado na última sexta-feira não é de um problema exclusivo de Alagoas.
Em agosto do ano passado, a quantidade de reclamações registradas pela Agência Nacional de Saúde representou a terceira maior da série histórica.
Ainda de acordo com a ANS, “as reclamações de usuários de planos de saúde chegaram a 31.316 em agosto deste ano, um recuo de 10,45% ante as 34.970 reclamações registradas em julho deste ano”.
A pressão chegou ao Congresso. E os deputados federais acionaram o STF porque o presidente da Câmara Arthur Lira se recusa a autorizar a abertura de uma CPI para investigar os abusos dos planos de saúde.
Por outro lado, Lira defende que já houve outras comissões de inquérito que investigaram na Câmara a atuação dos planos.
- Entrar em contato com o Disque ANS, pelo telefone 0800 701 9656, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas (exceto feriados);
- Acessar a Central de Atendimento ao Consumidor da ANS, no site www.ans.gov.br, 24 horas por dia;
- Reclamar presencialmente, conforme os endereços das agências.
- Se o contato direto não resolver o problema, é possível procurar os órgãos de defesa do consumidor ou, em último caso, a Justiça.