Defensor da cloroquina vira conselheiro no CFM

O infectologista Francisco Eduardo Cardoso Alves representará os médicos paulistas como conselheiro federal, na nova gestão do Conselho Federal de Medicina, sediado em Brasília.

Alves defendeu o uso da cloroquina no combate à covid durante a sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado em 2021.

“De todos os remédios testados, o que apresentou inicialmente o melhor desempenho [contra a Covid] foi a cloroquina e sua prima farmacológica, a hidroxicloroquina”, havia dito Francisco Cardoso durante sessão na CPI à época.

“Nós temos resultados, excelentíssimos senadores, nós temos resultados, não é opiniões, são fatos. Se o remédio funciona, se ele deve ou não ser aplicado de acordo com o caso clínico, dentro da autonomia médica, compete aos médicos a sobre a guarda do CFM e dos conselhos regionais de medicina. Se nesse momento eu não consigo descrever com precisão seu mecanismo de ação, isso é secundário, que os cientistas pesquisem e publiquem. Nós médicos estamos aqui para atender pessoas e salvar vidas, nada pode nos desviar desse destino”, falou Francisco Cardoso naquela ocasião.

.