Defensor da cloroquina é eleito para representar o CFM em SP

O médico Francisco Cardoso, conhecido por sua defesa do uso de cloroquina no tratamento da Covid-19 durante a pandemia, foi recentemente eleito para o cargo de representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) em São Paulo.

Em um depoimento à CPI da Pandemia em junho de 2021, Cardoso expressou sua opinião sobre a utilização de medicamentos no combate à Covid-19.

“Em medicina, a prática de utilizar fármacos homologados em tratamento para outras doenças se chama uso ‘off-label’, ou seja, fora da bula oficial. Em alguns casos, o uso ‘off-label’ se torna tão benéfico que acaba sendo incorporado depois pelas agências”, afirmou.

Entretanto, vale notar que, no mesmo período em que Cardoso fazia suas afirmações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou conclusões indicando que a hidroxicloroquina não demonstrava eficácia no tratamento da Covid-19 e alertou sobre a possibilidade de efeitos adversos associados ao seu uso.

Ele iniciará um mandato de cinco anos, após sua vitória nas eleições realizadas em todo o Brasil nos dias 6 e 7.

Mais de 424 mil médicos participaram das eleições, que foram conduzidas de forma remota, com o objetivo de eleger um conselheiro federal efetivo e um suplente.

 

.