Ícone do site Repórter Nordeste

‘De jeito nenhum’, diz líder do governo sobre corte proposto no Bolsa Família

Jornal do Brasil

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse nesta segunda-feira (14) que são nulas as chances de o governo fazer cortes de investimento no programa Bolsa Família, seguindo o parecer do relator do Projeto de Lei Orçamentária para 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

“De jeito nenhum, de maneira nenhuma. O Bolsa Família e os programas sociais são a alma da questão social do Brasil, referência no mundo e é uma conquista importante para a cidadania brasileira. Nem a oposição vai aceitar isso. No passado, ela (oposição) foi contra, mas agora considera que o Bolsa Família é uma conquista social para o país”, afirmou o líder, acrescentando que o governo deveria propor cortes “no andar de cima”, sem explicar quais seriam eles: “Cortar daí (do Bolsa Família), jamais. Podemos até cortar mais, mas no andar de cima”.

Nesta sexta-feira, o relator do orçamento de 2016 confirmou que entregará parecer com previsão de corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família. O programa teria R$ 28,2 bilhões no ano que vem, mas Barros afirmou que as fraudes apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e as regras do programa permitem o corte de 35%.

Pelas contas do Ministério do Desenvolvimento Social, 23 milhões de pessoas seriam retiradas do programa, cerca de 7 milhões de famílias, pela média do Bolsa Família. Barros, no entanto, frisou que esse número não é oficial, porque o ministério não respondeu aos questionamentos da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização sobre o programa.

Integrantes do governo se posicionaram radicalmente contra o corte. O Bolsa Família é considerado o carro-chefe dos governos petistas desde a chegada do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto.

Sair da versão mobile