Saiu tarde a decisão do governador Paulo Dantas de lançar um programa que, na prática, é um plágio de ação realizada pela Prefeitura de Maceió.
O Saúde Até Você começou a funcionar neste domingo. A primeira presença foi na Grota do Cigano. O objetivo é o mesmo do Saúde da Gente, criado por JHC: levar atendimento médico onde o poder público chega pouco ou quase nada.
O Governo sempre reclamou que o município deveria oferecer saúde de qualidade para desafogar atendimentos considerados desnecessários nos hospitais da rede estadual.
Nunca, porém, o mesmo Governo avançou em uma proposta. Por isso o Saúde Até Você pode ser considerado um marco.
Mas, até quando? Programas criados magicamente e a quatro paredes têm a empolgação do começo e, mais na frente, a pressa de chegar ao final.
É sabido que o governador, de tempos em tempos, enfrenta cobranças de fornecedores, indo atrás dos pagamentos atrasados na Secretaria Estadual de Saúde.
Esse é um ponto. O outro: os hospitais inaugurados na pandemia são subutilizados. Poderiam oferecer mais e melhores serviços via SUS. Dinheiro não é problema: o Governo repassou R$ 180 milhões este ano para a Assembleia Legislativa, além do obrigatório duodécimo. Fora créditos suplementares para o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública entre outros.
Se há dinheiro, onde está a prioridade?
Talvez o novo programa do governo oriente nas respostas.
Ou seja apenas muito gelo em dois dedos de uísque.