BLOG

Cortes em secretarias acendem ‘alerta vermelho’ no calheirismo

Após o governador Paulo Dantas determinar que as secretarias cortassem os custos de manutenção entre 20% e 50%, calheiristas acenderam o “alerta vermelho” e buscam desencorajar uma futura candidatura de Renan Filho ao governo.

O grupo admite: há temor sobre as atuais condições das contas estaduais; se as dívidas serão pagas e; o pagamento em dia dos servidores.

Em outubro, Paulo Dantas quase não conseguiu pagar os salários dentro do mês trabalhado. Ele quis no dia 28, mas o dinheiro caiu na conta somente no dia 30.

Cinco dias antes, ou seja, 25/10, a Assembleia Legislativa recebeu um Pix de R$ 31,5 milhões em crédito suplementar. Dinheiro também aplicado em uma biblioteca fantasma e uma escola legislativa que só existe no papel.

Horas após o Repórter Nordeste revelar os problemas, Dantas anunciou, ao lado da secretária da Fazenda Renata dos Santos, o adiantamento dos salários do mês de novembro (26/11), do 13° (programado para o dia 10/12) e dos salários de dezembro (a serem depositados no dia 20).

E para dizer aos Calheiros que as contas não enfrentam riscos, faz circular nas redes sociais mensagens sobre contas em equilíbrio, investimentos públicos com recursos próprios e manutenção da capacidade de pagamento do Estado.

Mesmo assim, a desconfiança permanece.

SOBRE O AUTOR

..