Coreia do Sul romperá acordo militar com Coreia do Norte após balões com lixo

A Coreia do Sul planeja suspender um acordo militar assinado com a Coreia do Norte em 2018 como parte dos esforços para aliviar as tensões entre os países vizinhos.

A decisão foi confirmada pelo gabinete presidencial em resposta a uma provocação causada pelo lançamento de balões de lixo por Pyongyang em território sul-coreano.

O Conselho de Segurança Nacional apresentará o plano de suspensão do acordo para aprovação do gabinete em uma reunião agendada para terça-feira, dando à Coreia do Sul a liberdade de conduzir treinos militares próximos à fronteira e adotar medidas em resposta às provocações vindas da Coreia do Norte.

Desde que Pyongyang anulou o pacto no ano passado, aumentou sua presença de tropas e armas em postos de guarda próximos à fronteira.

A retaliação da Coreia do Norte através do lançamento de balões de lixo foi uma resposta à campanha de propaganda realizada por desertores e ativistas norte-coreanos no sul, levando a Coreia do Sul a prometer tomar medidas “insuportáveis” em resposta.

A Coreia do Norte reagiu com indignação à campanha sul-coreana, preocupada com o impacto dos materiais na psicologia das pessoas e no controle estatal sobre o público.

*Com informações da CNN Brasil

.