Como tirar seu passaporte

O Brasil oferece uma ampla variedade de culturas, alimentos e paisagens diversas. Não há como negar a beleza natural do país. Mas além das fronteiras há um mundo todo rico cultural e ambientalmente.

Um passaporte pode, literalmente, abrir o seu mundo. Ele permite que você viva oportunidades e experiências únicas que não poderiam ser vividas de outra forma ou em outro lugar.

Além disso, o passaporte também pode servir como um documento de identificação primária no lugar da carteira de motorista em alguns países. Isso o torna ainda mais útil.

Aqui está o que você precisa saber para obter ou renovar um passaporte, incluindo as etapas necessárias, taxas e maneiras de tornar o processo o mais simples possível.

O que é um passaporte?

Para alguns pode ser ainda vago do que se trata, por isso, um passaporte é um documento emitido por um órgão autorizado de um país para um de seus cidadãos e é necessário para a saída e a reentrada entre diferentes destinos.

Este documento permite que um cidadão viaje para um país estrangeiro conforme os requisitos de visto e garante a passagem dessa pessoa no exterior de modo legal e identificável.

Normalmente, são pequenos livretos contendo informações como o nome do titular, local de nascimento, data de nascimento, data de emissão e validade, número do passaporte, foto e assinatura.

E vale ressaltar que existem vários tipos de passaportes, dependendo da situação do portador em seu país de origem.

Um passaporte não é a mesma coisa que um visto

A principal diferença entre um visto e um passaporte é que um visto é um endosso colocado dentro de um passaporte que concede ao seu titular permissão oficial para entrar, sair ou permanecer em um país por um período especificado.

Como tirar um passaporte?

Se você ainda não possui o seu passaporte, basta conferir este simples passo a passo para entender quais são as etapas necessárias para solicitar este documento que é emitido pela Polícia Federal.

1 – Preencha a solicitação

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal para preencher o formulário de solicitação.

Ele é composto por quatro telas que solicitam diversas informações, como documentos, dados complementares e outros detalhes pessoais.

É muito simples e rápido de preencher, basta estar com os documentos em mãos.

Lembre-se de confirmar seus dados e guarde o protocolo com a sua solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

2 – Pague as taxas

Após preencher o formulário você receberá o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Atualmente, o valor é de R$ 257,25. As próximas etapas para a emissão do seu passaporte só serão liberadas após a confirmação do pagamento.

Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária de acordo com os dias úteis da semana.

3 – Agende o atendimento

Depois de feita a confirmação do pagamento, basta que você acesse novamente o site da PF para realizar o agendamento do seu atendimento.

Após preencher as informações solicitadas, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, assim como os dias e horários livres em cada um deles.

4 – Reúna os documentos

Na data agendada, você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal com os seguintes documentos:

● Documento de Identidade (pode ser o RG, CNH com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido);

● CPF;

● Certidão de Casamento;

● Certificado de Naturalização.

Se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior, caso contrário, a taxa será cobrada em dobro.

Não é preciso levar uma fotografia 3×4, já que sua foto será feita no momento em que você é chamado para apresentar os documentos. Suas digitais também serão coletadas, assim como a sua assinatura.

5 – Retire o passaporte

Por fim, basta que você retorne ao posto de atendimento depois do prazo estabelecido e faça a retirada do passaporte.

Vale destacar que apenas o titular pode realizar este processo e que se a retirada não acontecer em até 90 dias, o passaporte será cancelado. A validade do documento é de 10 anos.

Por que você deve solicitar seu passaporte?

Um passaporte é mais que um simples documento, é um direito.

Mesmo que você não tenha viagens internacionais planejadas, ter um passaporte abre a possibilidade de viajar. Ele é o primeiro e talvez o mais importante passo para deixar o país e viver onde bem desejar.

Além disso, ele oferece outros benefícios cruciais como:

É um meio de identidade legal

Se você perder sua carteira de motorista, seu passaporte serve como uma identificação legal com foto para qualquer situação.

Pode ser utilizado para adoções

Se você planeja adotar uma criança de outro país, você não poderá visitar ou buscar a criança em seu país sem um passaporte válido. Nesse caso, ele assume o papel de principal documento de identificação como o nosso RG.

Pode ser utilizado para conquistar novos empregos

Se você for contratado para um novo emprego, precisará preencher os formulários de verificação junto à papelada adequada. O passaporte é um dos melhores documentos para estabelecer sua identidade e elegibilidade.

Expande oportunidades de trabalho e turismo

É comum que ao emitir um passaporte, a tendência seja de buscar mais destinos fora do país. O que amplia bastante as possibilidades de lazer e entretenimento através do turismo e o repertório e conhecimento oriundo dos estudos e trabalhos.

Leve em consideração que determinados mercados renomados como o das produções cinematográficas, tecnologia, games e outros, estão normalmente localizados no exterior.

Assim como inovações e práticas que podem levar um tempo para chegar no Brasil.

Portanto, agora que você já sabe como é fácil adquirir seu passaporte, separe tudo que é necessário, faça a tradução juramentada dos documentos solicitados e dê início ao seu processo de internacionalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *