Ícone do site Repórter Nordeste

Como no exterior, dólar sobe ante real

Estadão Conteúdo

O dólar à vista é negociado em alta desde a abertura nesta sexta-feira (4), depois de fechar a sessão da quinta-feira (3) em queda. O contrato de dólar no mercado futuro abriu em queda mas, perto das 9h20, passou a subir.

Às 9h35, o dólar à vista subia 0,73% aos R$ 3,7733. O dólar futuro avançava 0,26% aos R$ 3,8035. O Dollar Index (DXY) estava em alta de 0,66%.

No exterior, a moeda americana sobe em relação ao euro, ao iene, ao dólar australiano, ao peso mexicano, ao rublo, à lira turca e a outras moedas de economias emergentes e ligadas a commodities. A valorização acontece enquanto investidores e analistas esperam o relatório de emprego dos EUA, o payroll, que é o principal dado do dia e sai às 11h30.

Na quinta, o dólar perdeu força ante o euro após a decepção de analistas com os novos estímulos Banco Central Europeu (BCE), que foram considerados menores que o esperado.

Os desdobramentos do início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff seguem em foco e têm potencial para se sobrepor ao payroll e a notícias do exterior. Uma das preocupações é quanto a um possível novo rebaixamento do Brasil pelas agências de classificação de risco Moody’s e Fitch.

 

As duas agências afirmaram em nota divulgada na quinta que a abertura do processo pelo presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) “complica um ambiente político já desafiador e tem o potencial de piorar as perspectivas de crescimento no curto prazo, além de adiar a aprovação das medidas de austeridade”.

Sair da versão mobile