Comissão detecta problemas com obras em Maceió

Da assessoria

A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Saneamento Básico de Maceió esteve com uma agenda corrida na quarta-feira percorrendo cerca de dez bairros que registram problemas com as obras da Sanema, Sanama, Casal e Prefeitura de Maceió. Com a chegada da época de chuvas, o trabalho teve o intuito de fiscalizar a forma como vem sendo realizada as obras de esgotamento na parte alta da capital e que tantos transtornos ocasionam aos moradores. Foram constatados sérios problemas em vários bairros, com asfalto cedendo, falta de sinalização, buracos e muita lama, além da reclamação de vários comerciantes relatando prejuízos financeiros.
De acordo com o vereador Chico Filho (MDB), a visita nos locais, ao lado dos vereadores Brivaldo Marques (PSC) e Joãozinho (Podemos), tinha o objetivo de constatar os problemas já reclamados pela população, mas foi encontrado muito mais. Sob muita chuva, eles viram de perto o drama dos moradores. “A nossa iniciativa busca resolver este problema que vem se arrastando e tornando a vida de algumas pessoas um inferno. Queremos que essa obras sejam mais rápidas, planejadas e, principalmente, com respeito aos moradores, já que o fluxo de pessoas atingidas é muito grande”, lamentou o vereador que preside a comissão.
No Cleto Marques, o grupo encontrou com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Revitaliza – coordenado pela Prefeitura de Maceió, Marcelo Maia, que passou detalhes sobre o gerenciamento do serviço de recapeamento das avenidas Dário Marsiglia, Belmiro Amorim, Manoel Afonso e AeroClube. Os vereadores cobraram que os trabalhos sejam expandidos aos demais corredores de transporte da capital, já que o Benedito Bentes, Canaã e Eustáquio Gomes também registram sérios problemas após o início das obras de esgotamento.
“A Sanama não está respeitando a comunidade do Eustáquio Gomes. São mais de dois meses de impasses seguidos. A entrada do terminal ficou interditada por uma semana sem nenhum comunicado prévio, gerando o desvio por cima de uma praça. Fora que tem ruas que são abertas crateras e ficam 15 dias só com os buracos sem a prestação de nenhum serviço. Pedimos ajuda aos vereadores da Comissão da Câmara para tentar solucionar essa situação”, Marcos Vasconcelos, presidente da Associação dos Moradores.
BALANÇO DAS VISITAS
Foi constatado no Canaã, que a obra próxima da Facima, de responsabilidade da Senama, interditou a avenida sem nenhum tipo de sinalização ao trânsito provocando um longo engarrafamento, sem contar ruas que cederam o asfalto após o recapeamento; na Santa Lúcia as ruas estão sem finalização do asfalto e esperando a instalação da tubulação da Sanama; no Cleto Marques começou o recapeamento após a cobrança feita pela Comissão.
Já no Eustáquio Gomes fecharam diversas vias complicando o trânsito e fazendo com que os veículos precisassem atravessar o meio de uma praça; e no Benedito Bentes foram constatadas ruas com serviço de má qualidade na hora do fechamento dos buracos, e a comissão ainda encontrou um grande número de  comerciantes locais prejudicados com os buracos nas ruas.

.