BLOG

Com Exército nas ruas em Maceió, bolsonaristas querem reação de Bolsonaro à pesquisa Datafolha e CPI

O presidente Jair Bolsonaro vem a Alagoas nesta quinta e o Palácio do Planalto quer o Exército fechando as ruas para a passagem do comboio presidencial, uma forma também de intimidar manifestantes, que preparam atos contra o presidente na capital, e o governador Renan Filho (MDB). Ele não foi convidado para a visita presidencial nem solicitou segurança da Polícia Militar.

Bolsonaro chega ao Estado um dia após seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, chamar o senador Renan Calheiros, relator da CPI, de vagabundo. O bate-boca foi durante os trabalhos da comissão.

Também o presidente pousa em Alagoas num momento delicado: pesquisa Datafolha publicada ontem mostrou que Bolsonaro acumula rejeição de 45%. Mostrou ainda que o ex-presidente Lula lidera a disputa presidencial e venceria no segundo turno, se a votação fosse hoje.

Os depoimentos da CPI mostram, a cada dia, que Bolsonaro é o principal responsável pela morte de 428 mil pessoas, até ontem, por coronavírus.

Reação

Os bolsonaristas prometem uma reação à altura, contra os números da pesquisa Datafolha e os trabalhos da CPI.

Em Brasília e nas redes sociais, a ordem é expor Renan Calheiros a ponto de inviabilizar as investigações.

Em Alagoas e com o aval do Exército, eles levam para as ruas da capital ao menos cinco mil pessoas, sem respeitarem as medidas sanitárias. Um palanque foi armado para Bolsonaro falar e a proposta é que ele se sinta à vontade para mostrar detalhes do dossiê elaborado contra Renan Filho, em que o acusa de corrupção na gestão dos recursos federais da pandemia para Alagoas.

O dossiê circula desde a semana passada em Brasília, segundo a revista Época.

O deputado Davi Maia (DEM) disse que Renan Filho usou dinheiro da dívida pública para comprar respiradores da empresa HempCare. Os equipamentos nunca chegaram e o Governo move ação junto com outros governadores do Nordeste para reaver o dinheiro pago adiantado pelos aparelhos.

O líder do Governo na Assembleia, Sílvio Camelo (PV), minimiza as denúncias de Davi Maia. Ele se ampara em uma liminar do ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendendo o pagamento da dívida dos estados com a União e o dinheiro ser destinado para ações na pandemia.

Protesto

O PT prepara para esta quinta um protesto no viaduto da PRF, que será inaugurado por Bolsonaro.

“O responsável por mais de 400 mil mortes no País. O que chamou a pandemia de gripezinha. O que disse que a COVID só matava “maricas”. O que negou a vacina enquanto comia cachorro quente em meio à aglomeração. O “garoto propaganda” da cloroquina. Ele estará em Maceió amanhã. E eu vou repudiar a sua presença indesejada na minha cidade. Bora?!”, diz mensagem do presidente do PT alagoano Ricardo Barbosa.

Viaduto

O viaduto da PRF é uma das obras inauguradas por Jair Bolsonaro nesta quinta em Alagoas. A obra fica na avenida Durval de Góis Monteiro que é ligada a outra avenida, a Fernandes Lima, principal linha de trânsito da capital.

O viaduto custou R$ 77,4 milhões em dinheiro federal em parceria com o Governo alagoano.

Bolsonaro também inaugura o conjunto habitacional Oiticica, no bairro do Benedito Bentes. E segue para o sertão, na cidade de São José da Tapera, para inaugurar trecho do Canal do Sertão.

SOBRE O AUTOR

..