Com emenda de Tereza Nelma, Casa do Pobre instala o sistema de energia solar

Casa do Pobre é a primeira Instituição de Longa Permanência contemplada com o sistema que reduz custos

Da assessoria

Proporcionar economia na conta de energia e com isso fazer investimentos em alimentação e saúde. Com esse objetivo, a deputada federal Tereza Nelma, destinou R$ 90 mil para instalação do sistema de aquecimento solar na Casa do Pobre Santo Antônio, uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) em União dos Palmares. O sistema foi inaugurado nesta segunda-feira (19).

A deputada prestigiou a solenidade ressaltando a necessidade de buscar mais investimentos para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

O equipamento vai proporcionar cerca de 70% na conta de energia e esse recurso poderá ser usado em melhorias na estrutura, alimentação e medicamentos.

“Eu invisto porque acredito que podemos proporcionar maior bem-estar para os idosos; vivemos em tempos de longevidade e é necessário investir mais nas Instituições de Longa Permanência onde o idoso possa se sentir confortável e possa viver com dignidade”, defendeu a deputada.

Mas essa também é a opinião do senhor Antônio Fernandes, de 80 anos, que reside na Casa do Pobre há uma década. Para ele, a instituição é muito mais do que um simples lugar para morar. “É muito importante trazer recurso para os abrigos. Aqui a gente tem um lar, tem amigos, jogamos conversa fora e nunca nos sentimos sozinhos. Tem os profissionais que cuidam da gente com muito carinho.

Para se ter uma ideia eu tive depressão, mas há muito tempo que a depressão não aparece, desde que eu cheguei aqui”, contou seu Antônio.

A diretora administrativa da ILPI, Ana Paula Moura, embora a instituição seja limpa e organizada, ainda é carente de muitos recursos e tem muitas necessidades, entre elas medicamentos, vestimentas, mas principalmente, de profissionais especializados. “O apoio da deputada Tereza Nelma tem sido fundamental para a Casa do Pobre. Esse olhar sensível para a pessoa idosa que ela tem, poucos tem; ela é o nosso anjo”, disse Ana Paula.

A deputada também criou, junto com outros parlamentares, o Projeto de Lei nº 1888/2020 que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de R$ 160 milhões, no exercício de 2020, em razão da pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *