Com Collor e após 5 prisões, Marcos Santos quer retomar poder em Traipu

O prefeito afastado do cargo e preso cinco vezes pela Polícia Federal, Marcos Santos (PTB), é um dos candidatos à prefeitura de Traipu, em Alagoas. Impedido de entrar na sede do executivo local pela Justiça Federal, o petebista, que conta com o apoio do senador Fernando Collor (PTB), disputará a eleição contra a atual prefeita, Conceição Tavares (DEM), ex- presidente da Câmara, e contra Marquinho de Cabo (PSDB). Santos pode participar do pleito por não ter sido condenado pela Justiça.

Traipu assistiu à troca de quatro prefeitos em menos de um ano. Santos, conhecido como “o barão do São Francisco”, responde a centenas de ações, a maioria de improbidade administrativa. Após ter sido afastado do cargo por determinação da Justiça Federal, a vice-prefeita Jullyane Machado, nora do então prefeito, assumiu a chefia da administração. Jullyane foi impedida de continuar à frente do executivo devido a uma decisão da 17ª Vara Criminal, que constatou irregularidades na contratação de prestadores de serviço, no pagamento ao funcionalismo com valor inferior ao salário mínimo e na emissão de cheques sem fundos.

Com isso, a presidente da Câmara, Conceição Tavares, assumiu a função, sendo afastada por ilegalidades nas contas da Previdência Social e em convênios. Tomou posse na prefeitura, então, o segundo vice-presidente da Câmara, Marcos André da Silva Melo, o qual deixou o cargo para a volta de Conceição, que só assumiu definitivamente a prefeitura em 16 de julho.

.