Cid Gomes causa polêmica ao dirigir com criança no colo

O governador Cid Gomes (PSB) publicou uma foto no Facebook, na manhã desta terça-feira, 27, na qual aparece, supostamente,dirigindo sem cinto de segurança e com uma criança no colo. A atitude do governador foi criticada na rede social por aparentar descumprir leis doCódigo Brasileiro de Trânsito, que obrigam tanto o uso do cinto como a utilização de cadeira específica para o transporte de crianças com até 10 anos de idade.

Cid Gomes, por meio da assessoria de imprensa,negou atitude irregular ao afirmar que o veículo estava parado. O governador explicou à assessoria também que, “a exemplo do que acontece com vários pais, estava mostrando como funciona o carro ao filho”.

Por causa da polêmica, a imagem, em que o carro do governador está ao lado de praia,  foi excluída da página no Facebook de Cid Gomes. O governador estreou na rede social ontem e já possui mais de oito mil “curtidores” na página. Rapidamente, a foto de Cid com o filho ganhou destaque entre os internautas, que questionavam o exemplo dado pelo governador.

Descumprimento da lei
O Código Brasileiro de Trânsito estabelece, a partir do artigo 65, que o uso de cinto de segurança é de uso obrigatório para condutor e passageiro, em todo o território nacional. O transporte de crianças com menos de 10 anos de idade é regulado pela resolução n° 277, instituída em maio de 2008. A resolução estabelece que as crianças devam ser, obrigatoriamente, transportadas nos bancos traseiros, usando cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente, que são cadeirinhas apropriadas ou berço portátil. A infração à lei é considerada gravíssima, com pena de multa e retenção do veículo.

Fonte: O Povo

.