Ciclone provoca passagem rápida de frente fria pelo RS

Correio do Povo

Uma frente fria associada a ciclone em formação na Argentina cruza o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O fenômeno traz nuvens e chuva à maioria das regiões. A passagem é rápida, contudo, e o sol retorna cedo na área de Uruguaiana e para outros pontos de Centro, Sul e Oeste durante a tarde.

A instabilidade se concentra no Norte e no Leste do Estado, com duração maior no período. A chuva é fraca a moderada na maioria dos locais, mas pode ser forte em pontos isolados.

As mínimas são amenas em todas as regiões, devendo registrar 10°C em cidades como São José dos Ausentes. As máximas chegam aos 27°C, principalmente em Pelotas e arredores. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 24°C.

Na quarta, o sol aparece na maior parte do Estado, mas o dia será ventoso. As rajadas podem atingir de 70 a 90 km/h no Sul gaúcho. O tempo deve se estabilizar nessas condições até o final de semana, quando ocorrem novos períodos de precipitação.

A temperatura alcançou 43,6ºC em Oran e 41,4ºC em Tartagal, localidades da província argentina de Salta. No Centro do país vizinho, o avanço de uma área de baixa pressão que dá origem a um ciclone a Sudeste de Buenos Aires trouxe temporais de chuva intensa, vento e granizo.

Esta frente cruza pelo Rio Grande do Sul rapidamente, tanto que o sol já retorna nesta terça. Será menos intensa que nos país vizinhos, logo não haverá temporais generalizados no território gaúcho, apesar de não ser possível se descartar eventos severos, sobretudo na madrugada.

.