Chuvas: AL tem 49 casos sob investigação de leptospirose; 8 pessoas morreram

49 pessoas casos suspeitos de leptospirose e oito pessoas mortas. São os números apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (16) sobre a doença causada por bactéria e transmitida pela urina dos ratos.

Maior parte dos casos investigados está em Atalaia (18), seguido de Maceió (14), Marechal Deodoro (3), Pilar (3), Capela (1), Coruripe (1) e Palmeira dos Índios (1).

Não há. de acordo com a secretaria, nenhum caso da doença confirmado. Todos estão sob investigação. Também não há óbitos confirmados, mas também investigados.

“A Sesau alerta aos alagoanos, especialmente em razão da leptospirose, que se a pessoa teve contato com a água da enchente e apresenta dores musculares (principalmente na panturrilha), dores de cabeça e febre súbita, deve procurar de imediato um serviço de saúde – unidade básica ou de pronto-atendimento do seu município”, disse a secretaria, em nota distribuída à imprensa.

“A Sesau vem adotando todas as medidas para enfrentar esta situação de emergência com o monitoramento permanente dos casos e óbitos notificados, incluindo a busca ativa nos serviços de saúde. Trouxe, também, em parceria com o Exército, um Hospital de Campanha para ajudar no atendimento aos casos sem complicações. Informa Todas as terças e quintas-feiras, será emitida nota informativa com atualização de notificações de casos e óbitos suspeitos e/ou confirmados de leptospirose”, avisou a Sesau.

Dos 41 casos suspeitos, 13 são do sexo feminino (2 casos em menores de 10 anos, 7 com faixa etária entre 16 e 38 anos e 3 acima de 40 anos) e 28 pacientes são do sexo masculino (4 menores de 10 anos, 18 entre 10 a 38 anos e 6 acima de 40 anos).

Dos oito óbitos, 3 foram em pacientes do sexo feminino, com idade de 35, 60 e 91 anos, e 5 do sexo masculino, com 16, 32, 43, 45 e 58 anos.

.