Chuva era tragédia anunciada, diz Renan Filho

O volume de chuvas que cai em Alagoas mais o transbordamento dos rios e os prejuízos nas cidades era “tragédia anunciada”, disse o governador Renan Filho (PMDB) em reunião com os prefeitos, no Palácio República dos Palmares.

Segundo ele, o Governo Federal precisa editar Medida Provisória para prevenção às enchentes.

Citou duas regiões: Zona da Mata e o norte.

“Em 2010, o presidente Lula editou uma Medida Provisória para a reconstrução. Acredito que agora seja necessário editar uma MP para a prevenção, para a contenção de enchentes nos Vales do Mundaú, do Paraíba, do Jacuípe e do Camaragibe para contemplar, sobretudo, a Zona da Mata e o Norte de Alagoas”, disse o governador.

“Eu coloquei para o presidente algo muito importante: governador, presidente da República e prefeitos têm que transformar as intenções em concretude para a população, transformá-las em ações imediatas. O presidente esteve aqui e eu falei que o ideal para materializar a intenção é editar uma Medida Provisória que permita a ação preventiva. Nós precisamos fazer obras de contenção de enchentes”, explicou.

“Assim como o Governo do Estado faz com o Programa Vida Nova nas Grotas (Pequenas Obras, Grandes Mudanças), o Governo Federal precisa colocar recursos em contenção de encostas e em prevenção, de maneira mais ágil”, recomendou.

.