Chiquinho Brazão é expulso do União Brasil; confira detalhes da decisão

A Executiva Nacional do União Brasil aprovou, por unanimidade, a expulsão do deputado federal Chiquinho Brazão (RJ) do partido, conforme anunciado na noite de domingo (24) após sua prisão, suspeito de mandar matar a vereadora Marielle Franco.

De acordo com a nota divulgada pelo partido, Brazão teve a filiação partidária cancelada devido a ao menos três condutas ilícitas previstas no artigo 95 do Estatuto do partido: atividade política contrária ao Estado Democrático de Direito, Regime Democrático e aos interesses partidários; falta de cumprimento dos deveres públicos e partidários; e violência política contra a mulher.

A representação contra Chiquinho Brazão foi apresentada pelo deputado federal Alexandre Leite (União-SP) e relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB).

O presidente do partido, Antonio de Rueda, havia solicitado a abertura do processo disciplinar contra o deputado ainda no mesmo dia.

O União Brasil destacou em nota o repúdio a crimes que atentam contra o Estado Democrático de Direito e a violência contra a mulher, expressando solidariedade às famílias de Marielle e Anderson.

Chiquinho Brazão, que está em seu segundo mandato como deputado federal, foi eleito com mais de 77 mil votos em 2022 após quatro mandatos consecutivos como vereador no Rio de Janeiro.

Ele é um dos três acusados de ser mandante do assassinato de Marielle e Anderson.

O deputado federal Chiquinho Brazão aguarda análise de sua prisão pelo plenário da Câmara dos Deputados, conforme previsto na Constituição Federal.

Segundo as investigações, o assassinato de Marielle Franco teve motivação ligada a questões fundiárias envolvendo milícias no Rio de Janeiro, com divergências em torno de um projeto de lei.

Citando informações da Polícia Federal, o crime teria sido planejado desde o segundo semestre de 2017.

Chiquinho Brazão divulgou nota negando as acusações após vazamento da informação de que seria o mandante do crime, alegando surpresa e ressaltando que seu relacionamento com Marielle sempre foi amistoso e cordial.

*Com Agência Brasil

.