Ceia de Natal pode ser prática e barata


Correio do Povo

Natal é tempo de reunir a família e os amigos em volta da mesa para saborear um bom prato. Mas não é necessário gastar uma fortuna para fazer uma ceia de bom gosto. O chef de cozinha Mauro Sousa elencou itens simples e práticos para compor um menu especial para a data. “Usando a criatividade, dá pra fazer uma ceia bem bacana sem pesar tanto no bolso”, garante.

Para a entrada, entre as sugestões do cozinheiro está uma salada com mix de folhas verdes, tomate cereja e queijo gorgonzola. O prato é leve, mas tem um ingrediente especial: “Uma ótima dica é uma saladinha feita com tomate cereja e cebola charlotte, que pouca gente usa. O ideal é assá-la, com azeite extra virgem. Depois é só incluir algumas folhas verdes, um queijo gorgonzola por cima e é uma salada maravilhosa”, destaca Sousa.

O prato principal inclui o tradicional peru ou chester. “Normalmente as pessoas gostam de comprar os já temperados. Mas toda dona de casa ou chef tem um temperinho especial, o favorito”, diz Sousa. Para ele, a sugestão é incluir o molho chimichurri, tradicionalmente usado na Argentina e Uruguai, à base de salsinha, alho, cebola, orégano e outros ingredientes. “É importante no peru ou no chester valorizar o molho. Sem isso, fica sem graça”, pondera. Para isso, ele indica molhos feitos à base de frutas. No acompanhamento, salada de batata e legumes, além de uma boa farofa.

Para os vegetarianos, massa com molho de queijo é a dica

Para os vegetarianos, os cardápios das ceias de Natal costumam ser pouco convidativos e é preciso pensar em uma opção que substitua as carnes. Pensando nesse público, o chef Mauro Sousa indica massa. “Não tem erro. Uma boa massa vai servir como prato principal para os vegetarianos, com molho de queijo. Os demais ingredientes podem ser os mesmos da ceia tradicional. E, é claro, o tradicional arroz colorido natalino”, explica. Uvas-passas e nozes também podem ser servidas a gosto.

.