Ícone do site Repórter Nordeste

Ceará encara o ASA e ganha: 3 a 2

Na tarde deste sábado (5), o Ceará venceu o rival alagoano ASA, por 3 a 2, no estádio Fumeirão, e segue firme em busca de alcançar o G-4 da Série B. Os gols do Vovô foram marcados por Lulinha, Magno Alves e Léo Gamalho. Valdívia e Wanderson descontaram para o time da casa. Com o resultado, a equipe de Sérgio Soares chegou aos 41 pontos na tabela de classificação. Enquanto isso, o clube de Arapiraca amargou a nona partida consecutiva sem vitória nesta Segundona, permanecendo na zona de rebaixamento da disputa nacional.

O Alvinegro de Porangabuçu volta a campo na próxima terça-feira, 8, quando enfrenta o Bragantino, às 21h50min, na Arena Castelão, em partida válida pela 28ª rodada. A partir daí, serão dois jogos em solo cearense pelo Campeonato Brasileiro. Além da equipe paulista, o Ceará também receberá o Paraná (na 29ª rodada da competição).

O jogo

O primeiro tempo começou com equilíbrio entre as equipes, principalmente no setor de meio-campo. Ceará e ASA-AL aproveitaram os minutos iniciais para elaborar boas saídas ao ataque. Os times alvinegros revezaram chegadas à meta adversária, mas sem acertar boas finalizações. Com maiores limitações técnicas, o mandante – aos poucos – foi perdendo forças. Ao longo da etapa, o Vovô cresceu e dominou as melhores oportunidades de abrir o placar. E assim fez, aos 17 minutos. Lulinha aproveitou bela bola de Dinélson e, livre da marcação adversária, mandou para as redes: 1 a 0.

Em vantagem no placar, o Alvinegro de Porangabuçu resolveu administrar a posse de bola. O Ceará encontrava bons espaços, por vezes escancarados, deixados pela má marcação do ASA. Contudo, resolveu se deter a toques no meio de campo, e chamou o anfitrição de volta para o jogo. Convite aceito. O ASA emplacou bons contragolpes, até encontrar o gol de empate. Aos 43, Didira lançou Valdívia dentro da área do Ceará. Livre e de frente para Fernando Henrique, o meia fez o dele: 1 a 1. No lance do tento, a zaga da equipe cearense deixou caminho aberto para a ação ofensiva alagoana.

A etapa final começou com maior movimentação. Se os primeiros 45 minutos foram de mais toques na meia, a volta do intervalo levou a campo times de postura mais vertical. O jogo ganhou em velocidade. Em uma das primeiras investidas do segundo tempo, Magno Alves foi derrubado por Diogo Silva dentro da área. Pênalti para o Ceará. Aos 9, o camisa 11 cobrou mal e o goleiro Gilson defendeu com tranquilidade.

O ASA tentou reagir, com jogadas de Jorginho, Didira e Valdívia. Mas o time comandado por Sérgio Soares se mostrou mais competente. Poucos minutos depois de desperdiçar a penalidade, Magnata colocou o Ceará de novo em vantagem no placar. Aos 13, Ricardinho deu assistência na medida para o atacante alvinegro finalizar colocado: 2 a 1 para o Alvinegro cearense.

Em desvantagem no placar e numérica – após expulsão de Diogo -, o Fantasma foi acumulando erros e perdeu qualidade na saída de bola. O Ceará aproveitou e pressionou. Até encontrar o terceiro gol. E foi de um velho conhecido. Ex-ASA, o centroavante Léo Gamalho estava bem posicionado dentro da área, aos 29, e escorou a bola para as redes defendidas por Gilson: 3 a 1. O camisa 9 não comemorou, em respeito ao clube onde jogou até as primeiras rodadas desta Série B.

Na reta final, os mandantes lutaram para pelo menos diminuir o prejuízo no Fumeirão. Aos 35, Jorginho cobrou falta, Fernando Henrique espalmou e bola sobrou para Wanderson finalizar: 3 a 2. O placar se sustentou pelo restante da partida até o apito final do árbitro Leandro Junior Hermes.

Problemas 

Alguns torcedores do ASA-AL deram trabalho à segurança do evento, durante a realização jogo no Fumeirão. Aos 11 minutos, um celular foi atirado em campo, próximo ao goleiro Fernando Henrique. Depois, aos 24, a partida foi interrompida em Alagoas. Mais objetos foram atirados a campo. Temendo maior hostilidade, o trio de arbitragem pediu reforço policial. Fernando Henrique reclamou de uma garrafa de água mineral atirada dentro das quatro linhas.

Escalação:

ASA (4-5-1): Gilson; Diogo Silva, Cássio, Edson Veneno e Thalysson; Jorginho, Glaybson (Osmar), Djair (Wanderson), Valdivia e Didira; Elionar Bombinha.Técnico: Heron Ferreira.

Ceará (4-4-2): Fernando Henrique; Marcos, Diego Ivo, Potiguar e Hélder Santos (Hélder Maurílio); João Marcos, Ricardinho (Diogo Orlando), Lulinha e Dinélson (Xaves); Léo Gamalho e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Local: Estádio Fumeirão, em Arapiraca (Alagoas)
Data: 5/10/2013 (sábado)
Hora: 16h20min
Árbitro: Leandro Junior Hermes (PE)
Assistentes: Albino Andrade Albert Junior (PE) e Wilton Jose Lins da Silva (PE)

Gols: Lulinha, Valdívia, Magno Alves, Léo Gamalho, Wanderson
Cartões amarelos: Hélder Santos, Diogo Silva, Jorginho, Dinélson, Hélder Maurílio
Cartões vermelhos: Diogo Silva

Fonte: Terra

Sair da versão mobile