Repórter Nordeste

CE: em cinco meses, 1.400 procedimentos contra adolescentes- mais de mil apreensões

A Delegacia da Criança e do Adolescente no Ceará registrou, nos cinco primeiros meses deste ano, 1.111 autos de apreensão em flagrante. Ao todo, foram registrados 1.400 procedimentos. As informações são do Diário do Nordeste.

De acordo com a delegacia, na maioria dos procedimentos, os adolescentes estão a serviço de bandidos adultos. Segundo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPE), Jairo Façanha Pequeno, as punições brandas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) servem de estímulos para que os menores, cada vez mais, procurem ´trabalho´ no crime organizado.

No mesmo período, 293 armas de fogo foram apreendidas em poder de menores. Os policiais militares e civis apreenderam ainda 2,7 quilos de maconha, 7.193 papelotes de cocaína, 430 comprimidos psicotrópicos e mais de 7,7quilos de pedras de crack.

Dos flagrantes lavrados, foram 70 por homicídio, 490 por roubo, 188 por porte ilegal de arma e 240 por tráfico de drogas.

Na Grande Fortaleza, a situação não é diferente. Garotos com idades de 12 aos 18 anos incompletos se transformam em devedores do tráfico e acabam pagando com a própria vida esta dívida. A maioria dos crimes ocorre nos bairros periféricos da Capital e na Região Metropolitana.

Sair da versão mobile