Casos de estupro contra a comunidade LGBT subiram 40,5%, diz Anuário

Rainbow Flag consists of six stripes, with the colours red, orange, yellow, green, blue, and violet

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados alarmantes sobre o aumento do número de estupros contra pessoas LGBT em 2023, revelando um crescimento de 40,5% em comparação ao ano anterior.

O total de casos registrados saltou de 252 em 2022 para 354 em 2023.

Mato Grosso do Sul se destacou como o estado com a maior quantidade de ocorrências, contabilizando 57 casos, um aumento expressivo em relação aos 19 registrados no ano anterior.

Pernambuco ficou em segundo lugar, com 54 casos – uma diminuição de quatro registros em relação a 2022.

Minas Gerais também apresentou um aumento, com 40 casos registrados em 2023, em comparação aos 28 do ano anterior.

Os estados do Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não registraram nenhum caso de violência sexual contra a população LGBT tanto em 2022 quanto em 2023.

Os dados foram obtidos através das secretarias de Segurança ou Defesa Social e das polícias estaduais, refletindo a gravidade da situação.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pela criação do Anuário, apontou que a falta de informações robustas sobre a população LGBT tem sido um desafio desde 2019, sublinhando a necessidade urgentemente de melhoria na coleta de dados e na transparência das informações relacionadas aos crimes cometidos contra esse grupo.

*Com Agências

.