Casarão de fundador do Jacintinho saqueado e abandonado

O bairro do Jacintinho não terá mais como mostrar o casarão de Jacinto Athayde- o homem que deu nome ao bairro mais populoso de Maceió.

Com uma arquitetura que lembra as “casas-grandes” do Brasil Colonial, a residência fica no bairro do Poço, mas está abandonada. Os herdeiros tentaram vender a casa, mas, sem interessados, parecem ter desistido da empreitada. Resultado: portas, janelas, o piso de madeira, os restos de uma cachaçaria que funcionava atrás do casarão foram saqueados.

Ainda resistindo ao tempo, apenas a fachada imponente, de arquitetura do final do século 19.

A casa grande de Jacinto Athayde foi uma das primeiras residências da região. Ao lado dela, ainda é preservada o ladeira de pedra, construída por Athayde, que era o antigo acesso ao Jacintinho.

Jacinto era um graduado funcionário da Usina Utinga Leão. Nas terras da antiga casa grande, ainda permanecem os pés de manga. Do Jacintinho do passado ao atual, há poucas lembranças. Mais populoso, o bairro também é um dos mais violentos, com um trânsito caótico, postos de saúde e escolas funcionando de forma precária e ruas intransitáveis.

Com informações do bairrosdemaceio.net

2 respostas

  1. O chato disso tudo é que não há interesse político em querer conversar com os herdeiros de Jacinto Athayde e tornar o casarão como um museu histórico do fundador do bairro. Não só a sociedade residente no bairro iria ganhar com isso, mas a cidade de Maceió e o turismo também.

.