Casal fornece 750 mil litros de água por hora para moradores de Rio Largo

Da assessoria

Chega a 750 mil litros por hora o volume de água produzido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para atender à população de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. A empresa, por meio de sua Unidade de Negócio Leste, opera três sistemas de abastecimento na cidade e também nove poços tubulares profundos, que juntos fornecem água para mais de 70 mil moradores.

Jarbas Oiticia, Mata do Rolo e Tabuleiro do Pinto são os três sistemas operados pela Companhia que possuem captações em mananciais de superfície, ou seja, em barragens, açudes ou rios. A água bruta de cada um desses sistemas passa pela respectiva Estação de Tratamento de Água (ETA) antes de ser enviada à população.

Nesses locais, o líquido é tratado e passa por um processo de transformação para atender, desse modo, à portaria do Ministério da Saúde. Somente após o tratamento ele é distribuído à população.

Na ETA do Sistema Mata do Rolo, por exemplo, o tratamento é do tipo “ciclo completo”. No Sistema Tabuleiro do Pinto, a ETA possui filtração direta. Já na ETA do Sistema Jarbas Oiticia ocorre o processo de dupla filtração.

Após o tratamento, a água é analisada em laboratório próprio da Companhia para atestar a qualidade. No local são feitas de 200 a 300 análises por mês. Elas visam aferir parâmetros básicos, como cor, turbidez, ph e residual de cloro, como também fazem a aferição bacteriológica.

Em todo o município de Rio Largo, a Casal possui cadastradas e ativas mais de 25 mil ligações de água. Os técnicos da empresa ressaltam que, em períodos de chuva, os mananciais de superfície recebem areia e lama, o que, em algumas ocasiões, exige a captação em quantidade menor de líquido para fazer o tratamento. O objetivo é evitar a elevação da turbidez.

A Companhia também lembra que, ao menos a cada seis meses, os moradores devem fazer a limpeza das caixas de água de seus imóveis, pois nelas também se acumulam impurezas, o que pode alterar a aparência do líquido que chega às torneiras internas. Por isso, muitas vezes ao ligar as torneiras e perceber água com coloração diferente, é importante que o morador avalie sua própria caixa de água e faça a limpeza no período correto.

Para qualquer demanda relacionada à empresa, está disponível o telefone 0800 082 0195 (Call Center) e o Whatsapp 98139-9892.

Confira abaixo vídeos gravados nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da Casal em Rio Largo que mostram a qualidade do líquido após o processo de tratamento.

.