Carro que voa, clássicos ressuscitados: é o Salão do Automóvel de Nova York

Na edição de 2012, os fabricantes de automóveis de todo o mundo apresentam quase mil novos modelos, que cobrem todos os aspectos do setor e são admirados pelos aficionados por carros, tecnologias e inovações

EFE

O Salão Internacional do Automóvel de Nova York começou nesta sexta-feira (6) uma de suas edições mais variadas, com modelos que vão desde novos sedãs, como o Impala, da Chevrolet, até clássicos ressuscitados, como o Viper, da Chrysler, passando por um carro voador que se transformou na sensação da feira.

Na edição de 2012, os fabricantes de automóveis de todo o mundo apresentam quase mil novos modelos, que cobrem todos os aspectos do setor e são admirados pelos aficionados por carros, tecnologias e inovações. Até o dia 15 de abril, os visitantes poderão ver de perto os carros mais eficientes no consumo de combustível, leves e rápidos.

Carro voador

Entre os modelos mais novos e conhecidos estão o Dodge Dart, o Cadillac ATS, o Buick Encore e o Nissan Pathfinder. O Infiniti JX, o Cadillac XTS e o Cadillac ATS são algumas das novidades entre os carros de ponta, enquanto, entre os esportivos, uma das estrelas é o Porsche Boxster, de dois lugares, mais comprido e rápido, com chassi renovado e em duas versões: de 2,7 litros e 3,4 litros.

O novo Impala 2014, da General Motors, mantém a estrutura do modelo original, mas com o interior renovado, incluindo, entre outras características, uma tela touchscreen de oito polegadas. O modelo compete neste salão com outros sedãs como o novo Avalon 2013, da Toyota, e o Altima 2013, da Nissan.

A Nissan também monopoliza os olhares por trazer seu primeiro protótipo do NV200, que as autoridades nova-iorquinas disseram ser o “táxi do amanhã” e que percorrerá as ruas da cidade em outubro de 2013.

Os curiosos que visitarem a feira, que atinge mais notoriedade neste ano pelos 60 novos modelos expostos, também poderão ver a estrela do evento, o carro voador fabricado pela pequena empresa americana Terrafugia.

Chamado de Transition, este veículo de quatro rodas pode trafegar por qualquer estrada, mas em menos de um minuto é capaz de desdobrar duas asas, situadas em suas portas laterais, e se transformar em um pequeno avião capaz de chegar a uma altura de 427 m.

A Pickup Truck Dodge Ram é apresentado ao público no New York International Auto Show 2012, em Javits Center em Nova York. Leia mais sobre o Salão de NY

Steve Moscaritolo, porta-voz da Terrafugia, que já recebeu mais de cem pedidos do veículo, avaliado em US$ 279 mil.

— Estamos aqui para mostrar ao maior número de pessoas possível que este é um sonho que vai se tornar realidade ainda neste ano.

Outra grande surpresa desta feira foi a ressurreição do esportivo Viper, relançado pela Chrysler em uma versão renovada que mantém as voluptuosas curvas de modelos anteriores com um motor de 640 cavalos de potência.

Outro esportivo, o F-Type, foi um dos pontos fortes da Jaguar, que começará a comercializá-lo em 2013 e só revelará seus dados técnicos no fim do ano.

O Salão do Automóvel 2012 é realizado em um ótimo momento para as gigantes do setor automotivo americano, que anunciaram nesta semana seu melhor primeiro trimestre desde a crise de 2008.

O Grupo Chrysler aumentou suas vendas em março em 34%. Já a segunda maior fabricante americana, a Ford, teve um aumento de 5%, enquanto a líder mundial do setor, a General Motors, de 12%.

Esse crescimento acontece apesar do aumento do preço da gasolina no país, que custa em média US$ 4 por galão (3,78 litros), e a eficiência e o baixo consumo são uma importante peça no quebra-cabeças da recuperação do setor automotivo americano.

O novo Nissan Altima é lançado na Feira Internacional de Automóveis em Nova York. O evento reúne as marcas em destaque no cenário automobilístico. Leia mai...

.