Ícone do site Repórter Nordeste

Carga roubada em Águas Belas é recuperada

Uma carga roubada de medicamentos, material de informática, calçados e tecidos, avaliada em cerca de R$ 1,3 milhão, foi recuperada por policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas. Além disso, a ação resultou na prisão de João Caetano da Silva, 29 anos, autuado por receptação. A polícia chegou a ele após receber denúncias de que um caminhão roubado havia passado pelo Sítio Mandacaru, na zona rural de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Numa casa localizada dentro da propriedade rural, além do material, também foram encontrados três jammers, equipamentos que impedem o rastreamento da carga. A prisão aconteceu na última quarta-feira.

De acordo com o delegado titular da especializada, Osías Tibúrcio, o material encontrado na casa de João Caetano foi roubado no último dia 10, no município de Águas Belas, também no Agreste, na divisa com Alagoas. Quatro homens em um veículo de placa não identificada cometeram o crime. “Eles chegaram a manter o motorista do caminhão em cativeiro por dez horas”, comentou o delegado. Conforme a polícia, o grupo responsável pelo crime atua na região há no mínimo três meses, sobretudo nas cidades de Águas Belas, Garanhuns e Lajedo.

Três equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas foram ao local indicado e encontraram a casa fechada. No entanto, dentro do imóvel estava João Caetano. Inicialmente, o rapaz contou que a construção não pertencia a ele e o dono chegaria à noite. “Contudo, depois ele confessou que era o proprietário. Afirmou ainda que fez um acordo com os assaltantes para guardar o material roubado por uma noite. Em troca, ele ganharia R$ 1 mil. Mas o prazo acordado foi estourado”, relatou Osías Tibúrcio.

O suspeito contou à polícia que os criminosos montaram campana a 100 metros da casa. “Fomos ao local indicado e vimos que de lá a nossa chegada foi vista pelos assaltantes. Encontramos sinais de que as pessoas tinham saído há pouco tempo”, acrescentou. O homem preso na ocasião contou que o chefe do grupo era um rapaz chamado Emerson Tardeli Bezerra dos Santos, 27 anos, que está sendo procurado. “Ele é responsável por várias investidas de receptação de cargas, mas apenas organiza as ações”, disse Osías Tibúrcio.

Os suspeitos ainda conseguiram fugir com parte do material roubado, mas a maior quantidade foi recuperada. Um dos jammers foi encontrado embaixo da carga roubada, outro na parte da frente do imóvel e um terceiro atrás. João Caetano foi encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima, onde ficará à disposição da Justiça. Ele poderá pegar uma pena de um a quatro anos de reclusão pelo crime de receptação.

As informações são da Folha de Pernambuco

Sair da versão mobile