BLOG

Cantor Daniel Maia lamenta morte de Xameguinho

Em suas redes sociais, o cantor alagoano Daniel Maia, expressou sobre a morte do sanfoneiro Sebastião José, conhecido como Xameguinho, que faleceu neste dia 30 de junho de 2025, sob suspeita de infarto:

“O Xameguinho é referência de pessoa, amizade e musicalidade na minha vida. Sou grato por ele ter acolhido o meu trabalho, por ter contribuído diretamente com a minha evolução.

Contribuiu muito e abraçou meus sonhos com a suas palavras e atitudes de gentileza. Há quase vinte anos que encontrei no seu estúdio, na sua casa e na sua família, um lugar em que eu pudesse dar vazão as minhas músicas. Foram momentos de grande realização. O Rafa, seu filho, que também nos deixou, sempre me atendia, muito educadamente, gentil como o pai…

O Xameguinho além de colocar sanfona no meu primeiro disco inteiro, criava lindos arranjos no improviso. Fez um trabalho autêntico, pôs sentimento de verdade.

Esteve comigo várias vezes no palco, pediu para que eu fosse pra casa pra estudar mais, me protegeu de certas fogueiras dessa vida…

O meu desejo era reencontrá-lo. Há tanta coisa boa pra compartilhar, conversas, novas composições. Isso não acontecerá mais…

Eu desejo do fundo do meu coração toda força do mundo para a família, amigos próximos. Que Deus abençoe cada um. E receba essa entidade diferenciada, o nosso amigo Xamego. Homem de caráter puro, alegre, humano.

Vai em paz, irmão! Vai encontrar o Rafa, o seu pai e tantos entes que lhe antecederam e que lhe amam.”

Daniel Maia é jornalista, mas seguiu carreira na música, tocando e cantando com sensibilidade as belezas das terras nordestinas e brasileiras em geral, com voz afinada para MPB e forró, como marcas das suas apresentações públicas.

Sua amizade pelo artista da música Xameguinho nunca foi segredo, e no programa “Manhãs Nordestinas” levado adiante no rádio por seu pai Humberto Maia, a presença do amigo era maior do que a matéria, pois sempre estava em falas e considerações sobre músicas.

Daniel Maia atualmente reside em São Paulo mas nunca deixa de visitar a terra natal e trazer seus acordes para as bandas de cá. No momento, nos juntamos a ele em lamento pela grande perda na cultura local.

Que o legado de Xameguinho ecoe pelos tempos, como mais um artista nordestino que eternizou em seu povo.

SOBRE O AUTOR

..