Britânica com fobia a vasos sanitários busca ajuda no Facebook

Estado de Minas

Em um primeiro momento, a história da britânica Ney Decino pode parecer engraçada: devido a uma fobia de vasos sanitários, ela é incapaz de ir ao banheiro sozinha. O problema é que o incomum transtorno comportamental gera grande sofrimento para a jovem, que passou a vida quase toda dependendo do acompanhamento de parentes e amigos para conseguir fazer suas necessidades fisiológicas.

Ir ao banheiro para Ney Decino é uma tarefa extenuante. Ela só utiliza o vaso sanitário da própria casa, abrindo exceções unicamente em casos de necessidade extrema. Ainda assim, ela nunca dá descarga quando está sozinha e lava as mãos na pia da cozinha, pois não suporta o barulho da caixa enchendo-se de água. “O som provoca arrepios na espinha. É horrível e me assusta muito.”, disse ao jornal britânico Daily Mail.

Ney Decino acredita ter desenvolvido a fobia aos quatro anos, após assistir ao longa metragem “Olha quem está falando também”, que mostra um vaso sanitário monstruoso, chamado de “Homem Toalete”. Apesar do personagem, o filme produzido em 1990 era o favorito da jovem durante a infância, segundos os pais Emma, de 40, e Vance, de 47 anos. No período da infância, ela já manifestava o transtorno, indo ao banheiro apenas quando voltava da escola, por mais apertada que estivesse.

Há cerca de nove meses, a britânica deu a luz àm primeira filha, Kaydee. O sofrimento aumentou durante a gravidez, porque as idas ao banheiro se tornaram mais frequentes. Agora, ela tornou o caso público na rede social Facebook, no intuito de solucionar a fobia e ser uma boa mãe. Ney Decino espera receber orientações e encontrar outras pessoas com problema semelhante, para trocar experiências.

.