BLOG

Brasil, desemprego e os sem qualificação no Palácio do Planalto

A baixa qualificação do trabalhador brasileiro se reflete nos números do desemprego.

Uma matéria do Estadão deste domingo, assinada por Márcia de Chiara e Douglas Gravas, mostra que dos 13 milhões e 400 mil desempregados registrados neste primeiro trimestre em todo o país, 635 mil dificilmente serão recolocados no mercado.

Porque eles têm dificuldade de se expressar, não sabem as quatro operações fundamentais da Matemática ou nem tem noções mínimas de informática ou inglês, além de poucos anos de estudo.

Quem tem acima de 45 anos também enfrenta dificuldades para conseguir trabalho, mas a qualificação é o principal problema.

E dois em cada 10 desocupados ficarão fora do mercado na próxima década por faltar qualificação.

Todos nós sabemos que quanto mais anos de estudo ou mais atualizações profissionais no currículo melhoram as chances no mercado de trabalho.

Foi preciso que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barach Obama, repetisse aquilo que já sabemos desde sempre: mais educação mais chances de enfrentarmos o desemprego.

Jair Bolsonaro, no comando do Brasil, caça professores comunistas ou bolivarianos. Ou professores que ensinam sexo aos seus alunos. Até hoje, nosso presidente não assinou um decreto que proíbe o kit gay nas escolas.

Nem mostrou qual professor ensina seus alunos a tocarem os órgãos sexuais uns dos outros.

Ao invés disso, Bolsonaro, sempre em tom de brincadeira, fulaniza o papel da educação no momento em que o país mais precisa dela. Como retomar a nossa economia se temos desempregados sem a qualificação mínima exigida pelo mercado?

Nosso presidente, que não entende de economia, também não entende de educação. E quer liberar armas num país em crise, cheio de ódio nas ruas porque o professor Olavo de Carvalho- que nunca ensinou em sala de aula porque nunca estudou em universidade- quer a linguagem do hospício neste dia a dia conturbado.

O Brasil precisa de educação. Já bastam os sem qualificação ocupando o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios.

2 respostas

  1. O que você não percebe é que quem causou a baixa qualificação do trabalhador brasileiro foram justamente os presidentes petistas Lula, Dilma e seu vice e aliado Temer (escolhido por Dilma, Lula e pelo PT).
    Seja justo e reconheça que não daria, em apenas 4 meses, para o atual presidente consertar todos os enormes estragos causados pelos seus antecessores.

  2. Não foi Bolsonaro que governou o Brasil nos últimos 16 anos (foram os petistas e seu vice e aliado Temer). Bolsonaro apenas herdou essa massa falida chamada Brasil há apenas 4 meses e é preciso tempo para ele conseguir recuperar nosso país.

SOBRE O AUTOR

..