Ícone do site Repórter Nordeste

Botão do pânico em ônibus de Maceió será interligado com polícia

Os ônibus que fazem transporte público em Maceió vão ter que ser dotados de botão de pânico e GPS. Os equipamentos devem funcionar interligados a centrais de polícia para alertar, por exemplo, um assalto em andamento aos veículos. Para se tornar lei, foi preciso a derrubada do veto total ao projeto de lei n° 7067/2017, que havia sido feito pelo Executivo municipal. O PL é de autoria do vereador Silvânio Barbosa (MDB). Este foi um dos quatro vetos do Executivo apreciados pelo Legislativo na sessão desta terça-feira (15). Ao todo, três foram derrubados e um mantido.

“Agradeço o entendimento dos meus colegas vereadores da Câmara – inclusive da bancada do governo – para que pudéssemos derrubar do veto do Executivo ao meu projeto de lei que obriga as empresas de ônibus de Maceió a instalar o botão de pânico e GPS nos coletivos da nossa capital. No Benedito Bentes, por exemplo, há casos que em os usuários são assaltados a menos de 300 metros do terminal de ônibus. Isso é absurdo, e mais, a sociedade que utiliza o transporte sofre com quantidade mínima de coletivos, passagens caras, desconforto. Os usuários são os mais prejudicados com o descaso dos donos de ônibus em Maceió. A importância do meu PL foi comprovada pelas inúmeras discussões que tivemos nesta terça-feira em torno do assunto. Quero deixar claro que derrubar o veto não é uma afronta ao prefeito Rui Palmeira (PSDB), mas uma busca por tentarmos dar mais segurança à população”, declarou Silvânio Barbosa (MDB).

Presidente da Casa de Mário Guimarães, o vereador Kelmann Vieira (PSDB) também discutiu o tema e falou sobre a derrubada do veto do Executivo por parte dos colegas parlamentares.

“Derrubamos o veto do Executivo a um assunto que a Casa acredita ser de grande importância social para Maceió. Infelizmente, o usuário de transporte coletivo em nosso município ainda sofre muito com a violência e assaltos nos ônibus. Por isso, através de entendimento, a bancada do governo se sensibilizou pela necessidade de derrubar o veto e tornar lei o PL do vereador Silvânio Barbosa. Como sempre afirmo, trabalhamos com o objetivo de melhorar a vida dos maceioenses”, disse Kelmann Vieira.

Fonte: Assessoria

Sair da versão mobile