BLOG

Bolsonaro acha que o Nordeste é um curral de abilolados

O presidenciavel Jair Bolsonaro fala com a imprensa na manhã desta quinta-feira (29) em Curitiba

40 % dos entrevistados no Nordeste, em pesquisa da CNI, consideram o governo Bolsonaro “ruim ou péssimo “.

Nem o anúncio do pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família ajudou o nordestino a revidar o agrado para a popularidade do presidente.

Bolsonaro é refém da ignorância. Acredita que, no Nordeste, não existem pessoas. Mas esfaimados à espera da piedade alheia.

Não é uma construção original. Mas herdada das novelas e séries de TV, que até hoje mostram a região como uma espécie de encontro da terra seca e das praias para o verão.

E existem sulistas brasileiros que ainda acreditam nesta imagem: falam dos jagunços e dos coronéis como se os milicianos ou não existissem ou não reproduzissem o modus operandi colonial. Ou da miséria como se não existissem moradores de rua em São Paulo.

Bolsonaro é essa visão do senso comum. O político do baixo clero, sub moderno, tchutchuco com os de cima, tigrão com o restante.

E como ele é refém da cadeira que conquistou pelos métodos conhecidos, ele deve permanecer longe do Nordeste, dos aeroportos onde antes era carregado nos braços e próximo do Paulo Guedes, nossa jabuticaba darwinista.

SOBRE O AUTOR

..