Ícone do site Repórter Nordeste

Blog do Odilon: Vilela não disputa eleição, mas quer mostrar que tem candidatos

O esforço do governador em visitar órgãos públicos e anunciar obras e concursos mostra que Teotonio Vilela Filho quer mudar- rapidamente- a imagem (negativa) dele, junto a um segmento mais amplo dos funcionários públicos- que reúne um grande eleitorado pró-Ronaldo Lessa, na disputa à Prefeitura de Maceió.

Se este esforço vai dar resultado? A pesquisa da TV Pajuçara, do Exatta, vai mostrar a dimensão dos candidatos do governador à Prefeitura- Rui Palmeira e Jeferson Morais-no palanque oposto ao de Lessa.

A popularidade de Vilela cresce na mesma medida de seus candidatos? Esta pergunta espera uma resposta, em alguns dias. E o Governo quer apostar que sim.

O contato com o eleitorado obedece não apenas à pesquisa que será divulgada na TV do cunhado, o empresário João Tenório. Mas, nos próximos dias, o Ibope- contratato pela TV Gazeta, de Collor, e o próprio (e polêmico) Gape, também do senador, dirão se os apertos de mão, as promessas e o jogo de mídia ofereceram algo positivo ao chefe do Executivo.

Não é de se estranhar que ele, o governador, só mergulhe na campanha de seus candidatos em Maceió se as pesquisas oficiais- não as de gabinete- forem favoráveis a este desempenho de candidato em tempos de campanha.

Por exemplo: Teotonio Vilela pode não ter os funcionários públicos a seu favor, mas porque não apostar nos milhares de concurseiros que disputam o emprego público? Anúncios de concurso à vista.

Pode não ter os professores ao seu lado, mas porque não as famílias dos milhares de alunos que estudam nas escolas reinauguradas- e, antes, sob risco de cair?

Isso, é claro, apesar dos 10 mil alunos sem aulas no Estado.

Parece que o segmento saúde está fora da lista de prioridades. A crise na maternidade Santa Mônica e o Hospital Geral superlotado não merecem a visita de alguém que tenta mostrar a imagem do positivo, do otimismo- essa chama que arde e não se apaga.

Não é um trabalho perfeito. Vilela deve convencer os policiais civis a suspender qualquer iniciativa de greve. O meticuloso do trabalho de recuperação- rápida- da imagem do governador em Maceió não pode entornar de forma desfavorável aos candidatos do Governo.

Afinal, o eleitorado pode apertar a mão do governador e abraçá-lo como nunca antes, já que a eleição ao Governo será daqui a quatro anos.

E os percentuais das pesquisas de Vilela podem balançar. Mas, nunca cair.

Sair da versão mobile