Repórter Nordeste

Blog do Odilon: Sem Serra, tucanos do NE enxergam Aécio com Eduardo e Lula

 

A vitória de Fernando Haddad (PT) em São Paulo abre um espaço para o Nordeste nas eleições presidenciais de 2014. Não apenas como vice de candidatos, como o ex-senador Marco Maciel- de Pernambuco- ocupou este espaço com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Com o PSB fortalecido e o bônus da ajuda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos em São Paulo, com Haddad- Campos pode brigar por um espaço como vice de Dilma em 2014- retirando o PMDB da vaga. Ou unir-se ao PSDB, de Aécio Neves. Neste caso, na cabeça de chapa.

E o PSDB altera a estratégia com os petistas, sabendo que São Paulo foi um vasto laboratório para se perceber o que deve ser levado adiante e o descartável em uma campanha contra Lula/Dilma.

Alguns tucanos identificam este jogo- e optam por uma relação dita “republicana” com o PT. Lembrando de se aproximar do PSB e do governador de Pernambuco.

Ex-presidente nacional do PSDB, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB)- um dia antes da eleição em São Paulo- derramou-se em elogios ao ex-presidente Lula. E fez questão de colocar no twitter:

“Sou muito grato pela forma republicana com que Lula tratou o nosso Governo enquanto esteve na Presidência”.

“As divergências partidárias nunca foram obstáculo para nossa amizade e parceria de seu Governo com a nossa gestão em Alagoas”.

É verdade que o governador tucano de Alagoas- mais próximo de Serra mas ligado a estas modernidades na política- pode ter falado em homenagem ao aniversário de Lula. Mas, o ex-presidente nacional do PSDB voa longe. A política tem destes detalhes enxergados pelo tucano de Alagoas.

Sair da versão mobile