Ícone do site Repórter Nordeste

Blog do Odilon: Com Lessa em queda, Collor quer campanha mais agressiva contra Vilela

Três pesquisas diferentes (Exatta, Ibope e Vox Populi) apontam a mesma tendência: o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB) perderiam a eleição em Maceió logo no 1º turno, se o fim da disputa fosse hoje.

É uma derrota histórica e ainda faltam três semanas para a votação. Em 21 dias o quê pode mudar em Maceió? Como ajudar a recuperar a imagem de Lessa?

O senador Fernando Collor (PTB) aposta em uma antecipação das eleições de 2014. Desde já, Lessa deve atacar o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Se a derrota bate às portas do Chapão, que seja destruindo o Governo.

Alguém acredita que o eleitor não associa Vilela ao principal oponente de Lessa, Rui Palmeira (PSDB). E o guia de Lessa deve associar a imagem de ambos desde já (a estratégia já é usada desde o início do guia eleitoral).

Primeiro, a ordem é seguir desgastando o secretário de Educação e Esportes, Adriano Soares- são cinco mil alunos sem aulas, esperando o fim da reforma nas escolas; segundo, os contratos sem licitação nas secretarias, o caos na saúde, o plano Brasil Mais Seguro.

Ou seja: tudo onde o governador tenha “pés de barro”. Será a etapa mais quente da campanha. Se a fervura não queimar o próprio Collor.

O detalhe é o silêncio de Renan Calheiros. E a tendência do senador de mudar de lado. Renan é ponto de reclamação entre os coloridos. Problema é a ausência na campanha- não dele em si (que está em Brasília, em pressão pró-Lessa pelo registro de candidatura do ex-governador no TSE), mas do staff.

Renan aguentará a campanha que tem ordens de enfraquecer o governador? Os coloridos duvidam.

Sair da versão mobile