Blog do Odilon: A OAB, o omarismo e o quimérico

À beira das eleições na OAB, o omarismo não tem alternativas a oferecer ao próprio omarismo- a não ser que a candidata do atual presidente, Rachel Cabús, rompa com esta lógica, um compromisso de raríssimos seres humanos.

O omarismo quis gerar o terceiro mandato a Omar Coelho- o presidente. O tempo dos reis persas passou; fixou-se, então, em Marcelo Brabo, que se desvinculou do omarismo por livre e espontânea pressão. Seguiu-se a rotina: a indicação da vice, Rachel Cabús, quase um jogo deselegante de exclusão.

Em tempos de quase unanimidade eleitoral, o omarismo está distante da legitimidade social. É o mesmo, por exemplo, que elabora os relatórios da saúde sobre o caos no Hospital Geral do Estado ou denuncia casos de tortura no sistema prisional.

Mas, é o mesmo omarismo indiferente aos apelos de médicos, enfermeiros e pacientes na última segunda-feira, quando, na Maternidade Santa Mônica, 15 gestantes pariam nos corredores. Ou assiste a 19 mil alunos de escolas públicas de Alagoas sem aulas.

Pode ser inútil discutir ou falar de altruísmo. Só que os valores fundamentais, aqueles garantidos pela lei, podem- ou deveriam- ser defendidos.

Não é um ponto de vista racional. E sim uma lógica.

O omarismo foi transformado em uma alternativa do Governo, que exerce um poder quase absoluto nos setores. E, sem oposição ou críticas, ganha autonomia política na própria dinâmica do sistema.

Sem independência de pensamento, o omarismo virou uma rotina. Silencia sobre os precatórios ilegais, denunciados pelo Tribunal de Justiça, e que causam prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres de Alagoas há nove anos. Não se mostra no caso de tortura envolvendo o alto escalão da Polícia Civil, com uma defesa prévia- e surpreendente- do governador.

É como se a liberdade democrática ruísse: o omarismo mostra as fotos do HGE superlotado. E depois? E os resultados sobre os casos de tortura no sistema prisional? Ou as desovas de cadáveres, denunciadas em 2008?

A OAB e o omarismo se desgrudaram. O omarismo obedece a uma lógica eleitoral.

O vice de Rachel Cabús é o presidente do Conselho Estadual de Segurança, Paulo Brêda. A boa gestão do advogado à frente do Conselho pode quebrar a regra para enfrentar assuntos tabus- ou impossíveis de serem tratados- pelo omarismo?

O passado de Paulo Brêda pode lhe oferecer uma contribuição positiva: a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral. O futuro pode ser melhor.

Se não for, a regularidade do movimento estará posta. E quanto mais regular é este movimento, sobra a convicção de que não existe outra doutrina a não ser a da admiração ou veneração pelo quimérico.

É o omarismo. Uma OAB inconsistente.

5 respostas

  1. Discordo apenas quando elogia Paulo Breda. É farinha do mesmo saco. As 3 contas da OAB que inicialmente foram rejeitadas pelo Conselho Federal tinham como tesoureiro Paulo Breda.

  2. O Omar Coelho já foi várias vezes presidente da associação de procuradores de Alagoas, presidente mais de uma vez da associação nacional de procuradores e duas vezes presidente da OAB em Alagoas.Se contra fato não há argumento, é obrigatório reconhecer que ele sabe fazer política, pois consegue o que muitos querem e ficam esperneando e não conseguem: os cargos máximos das entidades que representam os procuradores de estado e os advogados.Outros fatos indiscutíveis: 1º)agradar a todos, ninguém consegue (principalmente aos que vestem camisa de força); 2º nenhuma administração só acerta, ou só erra. Há sempre pontos positivos. Negar isso é má-fé, e desvaloriza quelquer crítica; 3º fumo, inveja e recalque, matam.

  3. Há “críticos” muito hilários.Bota eles contra o advogado Paulo Breda para disputar qualquer cargo, que eles, quem sabe , finalmente aprenderão que um conceito pessoal elevado perante uma sociedade não se constrói do nada, e que ofensas e bravatas gratuitas só levam certas figuras a afundar cada vez mais no ridículo e na rejeição entre os que têm equilíbrio emocional e bom senso.

  4. Olá,

    Boa tarde,

    Prezados,

    Encaminhamos um pequeno release sobre nossa Rede Social FACEJUS.

    No dia 01/08/2012, saímos na Revista Eletrônica – CONJUR, leia-se: http://www.conjur.com.br/2012-ago-01/notas-curtas-empresa-lanca-rede-social-profissionais-direito

    O FACEJUS – Networking Jurídico é TUDO O QUE PRECISAMOS PARA TER UMA COMUNIDADE SOCIAL INCRÍVEL.
    Através do termo Networking foi que surgiu a pesquisa e evolução para chegarmos à constituição da REDE FACEJUS.
    A união dos termos em inglês “Net”, que significa “Rede” e “Working”, que é “Trabalhando”. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.
    Por exemplo: Existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos.
    Então, acreditamos no relacionamento estratégico, que é a estratégia de formação de redes de contatos úteis.
    O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.
    Assim, criamos um site perfeito e reunimos pessoas de um mesmo interesse, troca de informações entre todos os operadores Jurídicos.
    A cada dia, contamos com centenas de novos usuários de diversas partes do Brasil e do Exterior.
    Uma vez que a nossa rede é utilizada em diversos idiomas, inclusive o Espanhol, Inglês e Francês.
    O FACEJUS tem comprovado ser uma incrível ferramenta colaborativa capaz de renovar os antigos processos de aprendizagem pessoal e profissional. Em redes sociais sempre podemos mais!
    Preocupamos com a Integração social, e a nossa rede é incorporada com o Facebook, Twitter e YouTube, é fácil chegar mais longe e divulgar suas idéias.
    Além disso, ela ainda adiciona incríveis extensões de funcionalidades sociais irresistíveis: fluxo contínuo de vídeo ao vivo (Ustream), adesivos e efeitos para fotos (Aviary), além de marketing por email (Constant Contact).

    Nosso foco é promover negócios, discussões, debates, oportunidades e networking em um espaço virtual para todos os operadores jurídicos, professores e estudantes de direito, e principalmente, advogados.
    O nosso conteúdo gerado pelo usuário, deixamos que todos participem para que o conteúdo esteja sempre atualizado e para manter o assunto. Permitimos que membros compartilhem fotos, expressem opiniões em comentários e blogs, dêem vida a histórias com vídeos e aproveitem a oportunidade de interação.

    Fazemos com que os nossos usuários organize eventos. Use perfis de membros para identificá-los com fotos e nomes. Promova conversas por meio de grupos, fóruns, bate-papos e fluxos de atividades.
    E mais (muito mais).
    Agora estamos também com acesso móvel e em qualquer lugar. Permitimos que o FACEJUS fique acessível em qualquer dispositivo. Como smartphone ou tablet/ iOS, Android, Symbian ou Windows Mobile.
    E ainda mais: utilize a comunidade onde quer que você vá.

    Conheça e colabore você também com o Networking Jurídico.

    Faça parte você também da nossa rede social FACEJUS.

    Acesse: http://www.facejus.adv.br

    Precisando de maiores informações, favor nos comunicar,

    Att,

    Gipson Mol – [email protected]
    Diretor de Novos Negócios – FACEJUS

    (0xx31) 2626 1106 – BH
    (0xx11) 2626 8434 – SP
    (0xx21) 3005 1105 – RJ
    (0xx51) 4062 0096 – POA

.