Ícone do site Repórter Nordeste

Base Móvel de Segurança deixa cidadão mais perto do Governo

Cadu Epifânio

As noites de Marcia Miguel, 35, moradora do Conjunto Cidade Sorriso II serão mais tranquilas com a instalação da Base Comunitária Móvel na localidade. A partir desta quinta-feira, 19, a família dela, assim como as demais da região, terá com quem contar quando a necessidade chegar. Como suporte, uma Delegacia Móvel de Homicídios também foi instalada.

Marcia Miguel mora há cinco anos no Conjunto Cidade Sorriso II e sabe bem a importância de se sentir segura. Mãe de três filhos, ela se preocupa com o futuro de seus pequeninos.

“É muito importante termos a quem recorrer quando precisarmos. Durante a noite, aqui na praça, muitas crianças ficam brincando; agora, estamos mais tranquilos. Vai ser muito bom para o conjunto. Segurança nunca é demais”, pontuou a dona de casa.

Parece até que o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, ouviu as palavras saindo da boca de Marcia Miguel. Ele foi diretamente ao ponto do compromisso em que o governador Renan Filho tem de fortalecer o policiamento comunitário.

Nessa vertente, o policiamento comunitário móvel representa um avanço, pois como o crime é flutuante, a Base Comunitária Móvel tem a facilidade de se deslocar para onde as ocorrências estejam mais presentes. Sem deixar de lado o estabelecimento de uma relação franca e de confiança com o cidadão.

“A polícia está vindo para cá com a mentalidade de apoiar a comunidade local. Por isso, a partir desta quinta-feira, a polícia estará presente para definitivamente trazer para esta região uma tranquilidade”, salientou Alfredo Gaspar.

Outra comunidade que recebe o apoio efetivo das forças de segurança do Estado é o Conjunto Carminha. Lá, uma estrutura entregue na gestão estadual anterior ficou depreciada, sem manutenção, nesta quinta, ela foi substituída por uma nova.

“Em contato com o Governo Federal, o governador Renan Filho conseguiu uma Base Móvel que dará um dinamismo maior as ações, aos profissionais que lá atuam”, emendou o secretário.

Delegacia Móvel de Homicídios

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, também esteve no Conjunto Cidade Sorriso II entregando a Delegacia Móvel de Homicídios. Segundo a PC, Renan Filho se transformou no primeiro governador que conseguiu instalar uma base móvel em uma localidade periférica. Sobretudo, o foco da unidade não se limita apenas ao registro de homicídios, mas também a atuações diversas como ocorrências, emissão de Boletim de Ocorrência e afins.

Cerqueira lembrou ainda da adesão do Estado de Alagoas a uma ata do Ministério da Fazenda que vai permitir a mudança do mobiliário geral das Centrais de Polícia da capital e algumas unidades policiais de Maceió.

Sair da versão mobile