Ícone do site Repórter Nordeste

Banco Central promete entregar inflação na meta, de 4,5%, em 2017

Correio Braziliense

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Altamir Lopes, afirmou na manhã desta quinta-feira (5/11) que a autoridade monetária levará a inflação para a meta, de 4,5%, em 2017. Em 2015, o Índice de Preços ao Consumir Amplo (IPCA) deve ficar próximo a 10% e no próximo ano analistas de mercado estimam que a carestia ultrapassará os 7%. Lopes ainda ressaltou que o BC não jogou a toalha no combate à inflação, mas com a indefinição do quadro fiscal e com o aumento de preços administrados, as expectativas do mercado aumentaram.

“O Banco Central afirma que adotará as medidas necessárias para o cumprimento do regime de metas e para trazer a inflação à meta de 4,5% em 2017”, afirmou Lopes. “O BC não jogou a toalha nunca. O BC tem agido. Esse ciclo de alta é um dos mais fortes da História. Em 2016, o BC vai trabalhar para trazer a inflação para mais perto da meta. E em 2017, o BC trará a inflação para a meta”, emendou.

Leia mais notícias em Economia

Ele ressaltou que a estratégia é manter os juros estáveis em 14,25% ao ano. No entanto, não descartou a possibilidade de aumentar a taxa básica. E ainda alertou que não pode se preocupar tanto com a recessão. “Deixar os juros estáveis por um período suficientemente prolongado cumpre o papel de trazer para a meta. O BC tem instrumentos. Nosso mandato é cumprir a meta de inflação”, disse.

Sair da versão mobile