Avenida Brasil: Santiago mata Nilo; Monalisa pede Tufão em casamento

Veja

Ainda que tivesse um eixo mais identificado com o “mal” e outro alinhado com o “bem”, Avenida Brasil era, até aqui, uma novela que podia ser elogiada pelos seus personagens. Nem os protagonistas do primeiro grupo, a “azeda” Carminha (Adriana Esteves) e seu parceiro Max (Marcello Novaes), nem os do segundo, em que se destaca a heroína justiceira Nina (Débora Falabella), podiam ser considerados simplesmente maus ou bons. Todos tinham suas fraquezas, defeitos e qualidades. Carminha, por exemplo, foi capaz de mandar matar o amante, Max, mas ama com sinceridade o filho Jorginho (Cauã Reymond) e se afeiçoou de uma maneira difícil de entender à família de Tufão (Murilo Benício) — talvez por ter tido uma família desestruturada. Nesta reta final da novela, porém, João Emanuel Carneiro está construindo o grande vilão da história: o pai da megera, Santiago (Juca de Oliveira), que nesta noite deve matar um personagem e mandar a filha de volta à mansão de Tufão, como parte de um plano para um golpe milionário.

O personagem assassinado será Nilo. Nesta terça, ele será encontrado por Nina agonizando no lixão. A namorada de Jorginho tentará ajudar o marido de Lucinda, mas já será tarde. Ao que tudo indica, ele será despachado dessa para melhor por Santiago, seu rival amoroso — como mostraram os últimos capítulos da novela, capazes de dar novas feições àqueles que até aqui eram considerados os mais deploráveis da trama: Max, Carminha e o próprio Nilo.

Depois de flagrar a esposa, Lucinda (Vera Holtz), na cama com o vizinho Santiago, Nilo avisou a mãe de Carminha. “Seu marido está na minha cama com a minha mulher.” Raivosa, a mulher de Santiago irrompeu na casa de Lucinda para matá-la, mas, ao atirar, acertou sem querer a sua filha, Clara. A desgraça não parou aí. Lucinda foi atrás da vizinha e entrou na casa de Santiago para acertá-la. Após atirar, ela deixou a casa pensando ter matado a mãe de Carminha, mas foi Santiago quem de fato completou o serviço. Com um lenço, recolheu do chão o revólver abandonado pela amante e executou a mulher — visto, sem saber, pela filha. Lucinda acabou pagando pelo crime que quis, mas não cometeu. Nilo começou a beber. Largou o emprego e virou mendigo, levando o filho, Max, com ele para a sarjeta e para o lixão.

Verdadeiro sangue-ruim da história, Santiago, que se apoderou da herança da mulher e largou a filha no lixão, com Nilo, agora quer usá-la para dar um golpe no ex-jogador Tufão. O que ele não sabe é que a novela está no fim — faltam apenas quatro capítulos — e o tempo é curto para que Carminha se reaproxime da família e consiga extorquir seu dinheiro.

Final feliz — Ainda nesta terça, um casório vai se desenhar para o fim de Avenida Brasil. A cabeleireira Monalisa (Heloísa Périssé) vai pedir o ex, Tufão, em casamento. E ele vai dizer sim.

.