Aula atraente deve ser regra em 2013

 

 Zero Hora 

Escolas particulares e públicas do Brasil têm pela frente um desafio com prazo definido: tornar o ensino médio, hoje marcado por índices significativos de evasão e reprovação, novamente atraente aos estudantes. A partir de 2013, as instituições devem começar a colocar em prática as diretrizes de uma resolução do Conselho Nacional da Educação (CNE), que propõe mudanças envolvendo interação entre disciplinas e uma Educação mais voltada à realidade dos alunos.

No Estado, a Secretaria da Educação (SEC) começou neste ano a implementar na rede pública um modelo de ensino politécnico, em que se pretende usar o mundo do trabalho como eixo para o ensino das disciplinas tradicionais. A decisão gerou controvérsia entre representantes de professores e especialistas, que acusaram a SEC de afastar os estudantes de dimensões mais humanas da Educação.

As mudanças foram debatidas em um encontro ontem em Porto Alegre. Promovido pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), com a presença do presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Francisco Cordão. A ideia é que haja uma flexibilização dos currículos Escolares, permitindo que as Escolas encontrem formas de aproximar o conhecimento da vida dos estudantes.

– O ensino médio não está atendendo às expectativas dos alunos. O conhecimento não é estanque, é global, mas o nosso currículo ainda é estanque – explica Cordão.

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