Repórter Nordeste

Atriz brasileira Léa Garcia morre aos 90 anos

A renomada atriz brasileira Léa Garcia, de 90 anos, faleceu nesta terça-feira (15/8) na cidade de Gramado. A notícia foi confirmada pela família através das redes sociais da artista, que encontrava-se na cidade para participar do festival de cinema e seria homenageada durante o evento.

Em sua conta no Instagram, Léa Garcia compartilhou fotos radiantes ao lado do prestigioso Troféu Oscarito, que estava presente no festival. Com mais de sete décadas de carreira, a atriz recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1957.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Relembre sua trajetória:

Léa Garcia, aos 90 anos e com mais de 100 produções em seu currículo, sendo elas do cinema, teatro e televisão, foi uma atriz premiada com quatro Kikitos, pelos filmes “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”.

Sua carreira foi marcada por papéis de destaque em produções como “Selva de Pedra”, “Escrava Isaura”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Léa Garcia foi uma peça fundamental na quebra das barreiras que limitavam as personagens destinadas a atrizes negras.

A atriz Zezé Motta, também premiada com o Troféu Oscarito em 2007, afirmou que Léa Garcia é uma inspiração, sendo uma pessoa doce, gentil, talentosa e uma verdadeira estrela. Zezé Motta ressaltou a importância de reverenciar Léa Garcia todos os dias.

O Troféu Oscarito, honraria concedida desde 1990, reconhece e homenageia personalidades do cinema brasileiro.

 

Sair da versão mobile